A construção de casas ecológicas, como o próprio nome já induz, são elaboradas de forma que respeita o meio ambiente e sua projeção é montada em conjunto com os princípios de sustentabilidade ambiental. Lares assim possuem importância fundamental para a preservação da natureza e o uso racional e consciente dos recursos naturais.


As residências ecológicas trazem benefícios não só para o meio ambiente, como também para os moradores. A redução de custo com energia e água são os principais fatores positivos em um ambiente residual sustentável. Porque seu aquecimento, por exemplo, é solar.


Dentre as principais características das casas ecológicas estão: uso de madeiras certificadas, com origem legal; sistema de aquecimento solar; não gera poluição no ar, na água, desmatamento e contaminação do solo; sistema de captação de água da chuva; sistema térmico, que diminui o uso de ar condicionado, como por exemplo, telhado verde, que aumenta a área vegetal da casa e diminui o calor interno da residência; uso de plantios, como jardins e árvores.


Exemplos de casas ecológicas


The Waste House


Feita de forma sustentável a Waste House é uma construção instalada dentro da Universidade de Brighton, na Inglaterra. Sua estrutura é feita com lixo reciclável, e para deixá-la em pé foram utilizadas 20 mil escovas de dente, quatro mil DVDs, dois mil discos e dois mil restos de carpetes, sobrados de outras construções. No entanto, a casa não possui dono.


S House


A S House foi criada pelo arquiteto Vo Trong Nghia e é a definição de simplicidade. A casa foi feita de modo sustentável com folhas de palmeiras.


Fall House


A Fall House fica em Big Sur, na Califórnia, e é uma casa feita em cobre e vidro. Sua estrutura resiste à maresia, e possui ampla visão da área de campo em que foi construída. Outra curiosidade é que contém sistema de reciclagem de água, que podem vir de esgotos e privadas, que passam por estágios de purificação para ser reutilizadas.

Pop-Up House


A Pop-Up é a casa perfeita para quem gosta de montar estruturas em lego. Modelo de casa construída em quatro dias, com apenas chave de fenda. Há um site oficial, que o consumidor pode escolher qual é o seu modelo preferido com opções de até 230 m².

Blooming Bamboo


A Blooming Bamboo é uma casa de 43 m² construída com placas de fibras de madeira, bamboo e folha de coqueiro. Além de sustentável, a casa resiste a inundações de até 1,5 acima do solo.

Path


Neste modelo de casa com criação feita pelo arquiteto Philippe Starck e pela empresa Eslovena Riko, é feita com múltiplas facetas, e pode ser feita com paredes de vidro e madeira. Além disso, ela tem painéis solares, turbinas de ar, sistema de coleta da chuva e filtragem.


Zeb Pilot House


A Zeb Pilot House é uma casa totalmente incomum, com arquitetura bem diferente do habitual, combinada de painéis solares, sistema de coleta de chuva e aquecimento solar.

Illawarra Flame


Estudantes da Universidade Wollongong, na Austrália, conseguiram construir em uma casa zero sustentável outra 100% sustentável. A Illawarra Flame possui painéis solares, reciclagem de água, sistema de coleta da chuva e lâmpadas LED, que economizam energia.

Se você atua na área da engenharia e gosta de estar por dentro a respeito de construções sustentáveis, que tal aprofundar seus estudos em recursos hídricos? Conheça a especialização em Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária do Instituto Monte Pascoal. Obtenha dupla certificação e se torne referência no meio profissional.



Fonte: Pensamento Verde

Imagem: Pinterest