Já pensou, fazer uma pós-graduação em engenharia e obter dupla certificação? Essa já é uma realidade no Instituto Monte Pascoal. O MBA Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária com sede em Goiânia, decidiu inovar criando uma pós-graduação que garante dupla certificação e um conhecimento amplo sobre essas duas áreas da engenharia. A intenção é que o estudante saia do curso completamente preparado, além de estar com seu currículo profissional mais aprimorado diante do mercado de trabalho.


O MBA em Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária do Instituto Monte Pascoal traz para o curso docentes altamente capacitados, a nível de pós-doutorado e doutorado. E, mais do que isso os professores e professoras possuem vasta experiência no mercado de trabalho. Com o nível profissional dos docentes, além de passarem um ensino mais qualificado aos alunos (as), compartilham informações sobre como é atuar no meio profissional. Suas experiências fazem com que os pós-graduandos adquiram uma noção mais ampla e estejam preparados para realizar as obras no ramo da engenharia após estarem especializados no assunto.

O engenheiro civil e coordenador do curso, Byl Farney Rodrigues da Cunha Junior, ressalta a importância de ter um MBA na área de recursos hídricos e engenharia sanitária e dá ênfase sobre a competitividade no mercado de trabalho. Ele explica que de uns tempos para cá houve um número expressivo de formação de pessoas na área da engenharia, e com isso a especialização é algo que só tem a somar na vida profissional dos engenheiros, já que agrega ao currículo assim como ao conhecimento.


A ementa do curso conta com 26 módulos extremamente importantes para a qualificação em MBA, dentre eles estão: Gestão de efluentes sanitários e efluentes industriais; Técnicas para operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água; Projeto e execução de sistemas de captação de águas subterrâneas; Hidrologia aplicada; Métodos construtivos e segurança de barragens.

De acordo com o coordenador Byl a especialização conta com aulas práticas dentro e fora da sala de aula. "Em vários módulos nós fazemos práticas de projetos em estação de tratamento de água e redes de água e de esgoto. É feito um projeto simulado, ou seja, atividades ensinando a elaborar projetos. Em alguns módulos também temos a atividade de execução em que visitamos uma obra de saneamento e a aula é feita em campo".


O engenheiro Byl também explica sobre a importância de ter dupla certificação em um MBA. Segundo ele em relação a concurso público e aos processos seletivos o fato de ter mais de uma especialização conta pontos e isso faz com que a pessoa tenha uma oportunidade ainda maior de ingressar na vaga. Além disso, Byl fala sobre o tempo para obter a especialização "...Se a pessoa for fazer um MBA em recursos hídricos e outro em engenharia sanitária, certamente ele vai gastar no mínimo cinco anos. Então, a proposta da dupla certificação é condensar essas duas áreas já que são áreas correlatas, e isso faz com que o aluno ganhe tanto em tempo, quanto em qualidade e conhecimento".

"Nossos pós-graduandos estão na sua grande maioria saindo bem colocados no mercado, totalmente diferente da forma que entraram, e ocupando cargos em concursos públicos, em empresas públicas e privadas, cargos de chefia, inclusive, de gerente de projetos, de manutenção...Então, não está faltando cargo para engenheiro o que está em falta são engenheiros qualificados para atender essa demanda e nossos pós-graduandos estão atendendo essa demanda pois, estão saindo com a qualificação que a graduação não dá", afirma Byl.


O coordenador do MBA em Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária, finaliza dizendo que a instituição tem formado pesquisadores e professores também e no que diz respeito ao salário de um engenheiro com especialização nesta área a média salarial é de 8 a 10 mil reais mensais.


Você, profissional na área da engenharia, não perca tempo! Comece seu MBA em Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária no Instituto Monte Pascoal e faça a diferença no mercado de trabalho.


Fonte: Instituto Monte Pascoal e Byl Farney Rodrigues da Cunha Junior CREA 13.260/D-GO

Imagem: 123RF