A brita é um material muito utilizado nas construções de modo geral, mas, seu nome na realidade se chama agregado graúdo, usado na produção de concretos. Sua função é reduzir o efeito de retração volumétrica que ocorre com misturas que contenham unicamente água e cimento, assim como diminuir o custo de construção dos diferentes elementos cimentícios existentes.


Outra função atribuída a brita é de realizar a interface e compatibilizar deformações entre materiais de diferentes resistências mecânicas, formando lastros para contrapisos, no caso de interface solo e contrapiso ou bases de pavimentos quando se trata de interface sub-base com rachão e revestimento de concreto asfáltico.

Apesar de ser um material considerado menos nobre e também não ser recomendado, por questões de conforto térmico, mesmo mantida a permeabilidade, as britas são muito utilizadas como revestimento de áreas de estacionamentos e entornos de residências. Também são usadas em sistemas de tratamento de esgotos individuais, em locais onde não há sistema público de tratamento, como meio filtrante em filtros anaeróbios.

Além disso, servem aos sumidouros, revestindo o entorno e propiciando uma última filtragem antes da disposição do efluente tratado no terreno. As imediações de muros de arrimo não drenantes, como de gabiões, as britas também assumem função drenante, ajudando na destinação de águas subsuperficiais aos tubos barbacãs.

Isso porque há alívio de tensões sobre o muro de arrimo devido ao sistema de drenagem. Porém, somente dispor brita ao lado de um muro de arrimo sem um destino às águas não é uma solução completa.

Tipos de brita


Em relação a granulometria, são disponibilizados alguns tipos, sendo faixas de dimensão nominal máxima entre 4,75 mm e 75,00 mm.


Brita 0: 4,75mm a 12,5mm

Brita 1: 9,5mm a 25mm

Brita 2: 19mm a 31,5mm

Brita 3: 25mm a 50mm

Brita 4: 37,5mm a 75mm


Cada tamanho e classificação de brita indica uma curva granulométrica com os diâmetros mínimo e máximo. Mesmo depois das mudanças normativas, é comum no comércio a venda das faixas chamadas brita n (0, 1, 2, 3 e 4).


No que diz respeito a origem das britas, elas podem ser das respectivas fontes:


Britagens: locais com jazidas e processamento de rochas. Essas rochas, que podem ser de origem granítica ou basáltica, conforme o local da jazida, passam por equipamentos chamados britadores e são reduzidas às granulometrias oferecidas comercialmente.

Materiais alternativos: em alguns locais, a disponibilidade de materiais rochosos para a conversão em britas é baixa, sendo necessário buscar outras alternativas para utilização como agregado. Uma delas pode ser a argila expandida, por exemplo.


O processo de britagem varia de acordo com os equipamentos britadores utilizados. Alguns levam as britas com formato mais lamelar do que esférico, ou seja, mais alongado em uma direção. Esse formato tende a prejudicar um pouco o efeito de preenchimento de vazios na mistura.

Como a brita é comprada?


A comercialização da brita pode ser feito de diferentes maneiras, tais como:


Sacos: algumas lojas de materiais de construção comercializam brita em sacos de ráfia, o que facilita o transporte e manejo em pequena escala.

Direto com britagens: os responsáveis pelas jazidas podem vir a comercializar o material para lojas de materiais de construção, grandes empreendimentos ou mesmo para o consumidor comum quando são próximos das cidades. O problema desse tipo de empreendimento muito próximo está na ocorrência de poeira no ambiente, por exemplo.

Materiais especiais: exigem estudos para utilização e são produzidos para aplicações específicas. Para os agregados graúdos, assim como para os miúdos, a distância de transporte é fator econômico muito importante, o que faz ser relevante essa alternativa.


Como deixar a brita armazenada na obra


Quando se trata de armazenamento várias possibilidades são possíveis, como por exemplo:


Sobre o solo: é a opção mais barata, porém prejudica o desempenho das britas, por permitir o crescimento de matéria orgânica e a deposição de impurezas.

Sobre paletes: quando adquirida a brita em sacos, ajuda a reduzir a umidade que precisa ser considerada na determinação do traço, ou seja, no controle tecnológico do concreto.

Em local coberto: podendo ser em paletes com sacos ou em espaços com baias separadas, permite melhorar a qualidade de concretos, evitando umidade, animais ou outros fatores.

Tulhas/tremonhas metálicas: permitem armazenar adequadamente os materiais a serem utilizados em um traço e dispor em quantidades adequadas. As britas ainda permitem uso de tremonha aberta, mas cimentos para grandes obras exigem o uso de silo fechado.


Se você atua na área da engenharia é quer se capacitar mais para aperfeiçoar seu trabalho em construções civis, então, faça seu MBA em Planejamento, Gerenciamento e Execução de Obras no Instituto Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e seja um especialista no assunto.



Fonte: Escola Engenharia

Imagem: 123RF