A organização e o planejamento são estratégias fundamentais para uma obra eficiente, e dentro desse quesito é importante saber fazer o cálculo da quantidade de tijolos necessários e evitar o desperdício. Fazer as contas de forma errada não é algo incomum no processo de construção, por isso é preciso aprender a maneira correta para ter o gasto suficiente do material e economizar dinheiro. Nesse sentido, saiba como deve ser o passo a passo para o cálculo de qualquer obra.

De forma geral, os tijolos ou blocos podem ser cerâmicos, de concreto, tijolos ecológicos, celulares, de vidro, de adobe, dentre outros. Mas, o tipo mais utilizado são os tijolos cerâmicos. A NBR 15270/2005 – Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação, mostra que os tijolos cerâmicos podem ser fabricados com dimensões variadas, mas, os tamanhos mais comuns de serem encontrados em depósitos e lojas de materiais de construção são os de 9x19x29cm e 9x19x19cm.

Passo a passo


Para fazer o cálculo correto a referência no tamanho de tijolo será a de 9x19x29cm. Tendo em vista uma casa simples, contendo 3 cômodos, sendo sala, cozinha e banheiro, o primeiro passo é calcular o perímetro de toda a extensão da moradia. Para isso, é somado todos os comprimentos de todos os cômodos da casa, incluindo todas as paredes da casa no cálculo. Por exemplo: 3,00 + 6,50 + 3,00 + 6,50 + 1,90 + 1,30 + 1,90 = 24,10 metros.


O segundo passo é calcular a área total de tijolos que será usado. Para esse cálculo, basta multiplicar o perímetro total calculado anteriormente pela altura do pé direito. Normalmente, o pé direito é definido em 2,70 m e é esse valor que utilizaremos. Exemplo: 24,10m x 2,70m = 65,07 m2.


No terceiro passo, após ter a área total de tijolo calculada, é necessário calcular qual será a quantidade de tijolos utilizadas. Mas antes disso, é preciso saber a quantidade de tijolos que podem ser colocados em um m2 de parede, contando com a espessura da argamassa.

Tendo como referência o tamanho de tijolo cerâmico de 9x19x29cm e a argamassa com espessura de 10mm ou 1cm, utilizaremos a fórmula abaixo:

n = _________1__________
(b1 + eh) x (b2 + ev)

n = quantidade de tijolos

b1 = comprimento do tijolo


b2 = altura do tijolo


eh = espessura horizontal da argamassa


ev = espessura vertical da argamassa


Logo:


n = 1/ [(0,29 + 0,01) x (0,19 + 0,01)]

n = 16,66 tijolos. Utilizaremos 17 tijolos por m2


Sendo assim, a cada m2 de parede temos 17 tijolos com 1cm de espessura de argamassa. Agora, basta multiplicar a área total de parede pela quantidade de tijolos por metro quadrado.


65,07 x 17 = 1106,19 tijolos

Portanto, para a construção desta casa, precisaríamos de 1107 tijolos para realizar a alvenaria de vedação de todo o entorno e para fazer as paredes internas.


Cálculo do volume de argamassa por m2 de alvenaria

Para saber a quantidade de argamassa que será utilizada por metro quadrado existe outro cálculo. Para isso é preciso seguir a fórmula abaixo e substituir os valores.

v= [ 1 – n x (b1 x b2)] x b3

Em que:


v = volume de argamassa


n = quantidade de tijolos por m²

b1 = comprimento do tijolo

b2 = altura do tijolo

b3 = largura do tijolo

Sendo assim:


v = [1 – 17 x (0,19 x 0,29)] x 0,09

v = 0,0057 m3/m2

O resultado do cálculo indica que a cada 1m² de tijolos dessa dimensão temos aproximadamente 0,0057 m3 de argamassa.


Multiplicando pela quantidade de metros quadrados de alvenaria, temos:


Quantidade de argamassa = 0,0057 x 65,07 = 0,37 m3

Dicas


Para ter um cálculo de tijolos mais correto é preciso descontar a área das portas e janelas do cálculo da área total pois nos vãos das esquadrias não utilizamos tijolos.

Nas paredes externas, utiliza-se tijolos de maior largura como os de 14x19x29cm.

Para o cálculo de tijolos de tamanhos diferentes, basta utilizar esse mesmo passo a passo.

Se você atua na área da engenharia e deseja ampliar seu conhecimento e se capacitar melhor no que diz respeito ao planejamento das obras, saiba que o Instituto Monte Pascoal tem a pós-graduação certa para você! O MBA em Planejamento, Gerenciamento e Execução de Obras do Instituto Monte Pascoal conta com o módulo de Técnicas para elaboração de orçamentos na construção civil, e vários outros para que você conclua a especialização bem preparado para atuar no mercado de trabalho e ser um (a) excelente profissional.



Fonte: Escola Engenharia

Imagem: 123RF