O arroz é algo consumido mundialmente, mas, suas cascas costumam passar despercebida ou até mesmo inexistente para muitas pessoas. No entanto, estudantes da Faculdade de Engenharia de Bourns da Riverside, na Universidade da Califórnia, usou cascas de arroz para fabricar tábuas compostas resistentes com a ajuda de uma subvenção de US $ 75.000 da Agência de Proteção Ambiental (EPA) para desenvolver e construir moradias acessíveis nas Filipinas.


As cascas de arroz servem para proteger a planta durante seu crescimento e agora também podem ser usadas como material de construção, material de isolamento e até mesmo como combustível. Nesse sentido, os estudantes usaram as cascas para fabricar placas para a construção de habitações a preços acessíveis.


A equipe responsável por desenvolver o projeto do estudante de engenharia ambiental Colin Eckerle, foi a Husk-to-Home. O rapaz já estava trabalhando a ideia desde 2014. Junto com outros estudantes eles receberam uma concessão de dois anos por EPA que pagará para o equipamento e o espaço de fabricação e permitirá que a equipe comece a produção em grande escala das placas.

O intuito é que as cascas de arroz, produto de resíduos de moagem de arroz, possa substituir as madeiras comumente usadas. O material é uma ótima alternativa para madeira compensada, bambu e coco. Eckerle afirma que a placa custará cerca de US $ 7 por uma placa de 4 x 8, sendo o mesmo tamanho das placas de compensado usadas atualmente pela IDEA. Além disso, a durabilidade das placas de casca de arroz é maior se comparado com as outras.

"Embora tenha levado muitas tentativas e erros para obter um material que é forte e consistente o suficiente para construir casas, chegamos finalmente a um ponto onde podemos produzir um protótipo que é comparável em termos de força a madeira convencional...nossos testes mostraram que os cupins não comerão casca de arroz ou nosso material de construção, o que aumentará a vida útil das casas nas Filipinas", afirma Eckerle.

Sabemos que o mundo da construção está mudando e ficando cada vez mais sustentável e ter esse olhar voltado para o meio ambiente é fundamental. Então, que tal você engenheiro (a) começar uma pós-graduação que irá aprofundar seus estudos relacionados as questões hídricas e ambientais?


Não perca tempo, matricule-se na especialização em Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária "Dupla Certificação" no Incursos. Seja um especialista no assunto, tenha dois certificados em menor tempo e se torne referência no meio profissional.


Fonte: Engenharia É

Imagem: 123RF