O sistema construtivo wood frame é elaborado com montantes e travessas de madeira, fazendo jus a tradução do nome que significa estrutura de madeira. A construção também possui revestimento de chapas que são feitas igualmente pelo mesmo material. Aqui no Brasil, este modelo de habitação chegou em 2009, sendo executado em 2016 um edifício no Paraná.

A característica principal deste tipo de construção é que sua parte estrutural é feita de madeira maciça os montantes e as travessas, enquanto que as chapas de revestimento são em Oriented Strand Board (OSB), formado por lascas de madeira reflorestada coladas em diferentes direções.


Estruturalmente, a reorganização do material OSB pode amenizar os efeitos da anisotropia original da madeira. Além disso, o uso dessas lascas também traz apelo ambiental, por permitir reaproveitar pedaços de madeira que não seriam úteis em outras construções convencionais.


Nesse sentido, é importante entender também qual é serventia de cada componente deste modelo de sistema construtivo, sendo eles:


Montantes: pilares horizontais de madeira, com altura equivalente ao pé-direito de um pavimento. Nesta parte da construção também é possível usar elementos estruturais metálicos.


Travessas: peças estruturais horizontais em madeira, oferecendo suporte às janelas seja na forma de verga e contraverga, gerando apoios que reduzem os comprimentos de flambagem dos pilares.

Barroteamentos: servem de suporte aos pavimentos acima do térreo.

Chapas de revestimento, vedação vertical: chapas de OSB com espessura de 11,1 mm. Utilizado para evitar a ação da água, recebem uma membrana hidrófuga que serve para permitir a saída interna de vapor, assim como evitar a penetração de umidade externa.

Chapas para barroteamento, assoalho: chapas de OSB com espessura superior às da vedação, totalizando 18,3 mm. Oferecem efeito positivo de contenção lateral nas travessas e barrotes, diminuindo efeitos de torção.

Fita impermeável de borracha: utilizado como interface entre fundações e peças de madeira com contato nas mesmas.
Mãos-francesas: contraventam os montantes de extremidades da edificação.

Placas cimentícias: são afixadas e unidas adequadamente em cômodos onde existe a possibilidade de molhar, como banheiros, áreas de serviço e cozinhas. Podem ser assentados azulejos, comuns ou de porcelanatos, sobre essas placas.

Instalações elétricas e hidrossanitárias: podem ser as mesmas utilizadas em outros sistemas construtivos, atravessando apenas as travessas quando necessário. Em caso de ser necessário atravessar montantes, o procedimento só deve ser realizado se previsto em projeto estrutural. Além disso, podem ser considerados os tubos PEX, que suportam água quente e fria.

Vantagens


Possui produtividade bem maior na vedação vertical se comparado com as construções convencionais de madeira. As chapas de OSB são maiores do que ripas maciças com encaixe macho-fêmea. O mesmo vale para as lajes secas com chapas.

Contém madeira como material renovável, fazendo com que a construção tenha um impacto ambiental menor do que construções envolvendo estruturas e revestimentos cimentícios. Mas, é necessário fazer os tratamentos necessários para proteger a madeira e dar a durabilidade adequada.

A Construção é seca e leve, exigindo equipamentos de menor porte para transporte e armazenamento das peças.

Possui sistemas de isolamento térmico e acústico adequados, confere desempenho muito satisfatório ao usuário.


Pode ser um sistema industrializado e, diferentemente da construção convencional, a indústria não fica completamente instalada onde é montado o produto.

Desvantagens


As Chapas de OSB possui superfície rugosa, exigindo maior correção no acabamento caso seja desejado mais liso. Ou, no local, a troca por outro tipo de revestimento.

A necessidade de concreto armado na edificação pode ser necessária, seja para compor contrapiso térreo, ou ainda para sapatas, blocos ou laje mista.

Uso sofre preconceitos semelhantes a sistemas otimizados como gesso acartonado, por exemplo, em favor de alvenaria em bloco cerâmico.


Falta uma certa conscientização dos potenciais usuários de edificações em madeira sobre as vantagens que painéis como OSB ou outras madeiras modificadas oferecem. Essa falta de atenção é observada também no setor de movelaria, em que os aglomerados compõem os móveis e, em condições adequadas, atendem os requisitos de desempenho. Também não podem ser molhados em excesso, mas, isso não pode ocorrer nem com outros tipos de materiais ou revestimentos.


Quem deseja executar esse tipo de sistema construtivo precisa estar ciente de que não pode perfurar, exceto se previsto em projeto estrutural, os montantes. Se isso ocorrer, há um limite de 1/3 da largura.

Quem deseja ter as partes envernizadas com textura original de madeira pode não querer o revestimento em OSB, pois, ele muda.

Se você atua na área da engenharia e deseja ampliar suas técnicas construtivas e profissionais, esse é o momento certo para você começar sua pós-graduação. Faça sua especialização em Projeto e Construção de Edificações nos Sistemas Construtivos Wood e Light Steel Frame no Instituto Monte Pascoal. Seja um (a) especialista no assunto e se torne referência no mercado de trabalho.



Fonte: Escola Engenharia

Imagem: 123RF