Uma nova realidade nas obras é a utilização de meios sustentáveis que agregam não só para a construção em si como para preservação do meio ambiente. Os materiais ecológicos nem sempre são sinônimos de maior gasto, se forem empregados corretamente podem exercer melhor desempenho, execução mais rápida e, consequentemente, um menor custo total. Por isso, saiba quais são os materiais que podem ajudar na construção civil.


1- Tijolos ecológicos


Feitos da mistura de solo, cimento e água, sua produção dispensa a queima, evitando o desmatamento e a emissão de gases poluentes para a atmosfera. Os tijolos ecológicos são blocos modulares e de encaixe, que contribuem ainda para um menor desperdício de material podendo ser utilizados tanto como elemento de vedação, como para aplicação estrutural.

Suas vantagens incluem a redução da demanda energética, geração de oportunidades locais, facilidade de execução, além de garantir maior produtividade, demandando menos mão de obra e menor uso de materiais como aço, cimento e madeira. Com tudo isso, a economia da obra pode chegar a 50%, dependendo da aplicação.

Outro exemplo de tijolo ecológico é o Replast, em sua produção são utilizados plásticos retirados do oceano e desperdiçados. O material não emite CO² e não precisa de argamassa, cola e adesivos para sua fixação.

2- Telhado verde


Como o nome indica, o telhado verde permite o crescimento de vegetação em sua superfície. Uma camada vegetal é assentada sobre a laje de uma edificação, previamente impermeabilizada. Neste telhado, pode-se plantar gramíneas, hortaliças e até árvores e arbustos, desde que seja feita uma consulta prévia com um engenheiro civil.

Além de dar um aspecto verde e mais harmônico para a superfície do imóvel, o telhado verde possibilita a retenção de água de chuva, retardando o seu escoamento, o que ajuda na drenagem urbana. Esta construção também produz um microclima favorável à região, uma vez que acaba absorvendo o CO2 e outros gases da atmosfera para o crescimento da vegetação.

O telhado verde garante diversas vantagens, tanto para o meio ambiente quanto para a população, como a melhoria na qualidade do ar, redução de temperatura e equilíbrio ambiental. Isso porque, ele é um ótimo isolante termoacústico, pois, mantém o ambiente interno da edificação mais fresco, diminuindo a necessidade do uso de ventiladores e ar-condicionado.


3- Telhas Ecotop


As telhas ecotop são inteiramente compostas por materiais reciclados, sendo 75% de plásticos PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) fabricado com aparas de tubos de creme dental, resíduos pós-industriais, entre outros, e 25% de alumínio. Elas também são leves, impermeáveis, isolantes termoacústicos e sua absorção de calor é baixa, podendo ainda ser reciclado.


4- Bambu


Material bastante utilizado na Ásia, principalmente no Japão e China, o bambu já começou a ter uma maior aplicação no mundo e também no Brasil. São leves, flexíveis, resistentes, duráveis e bonitos. Pode ser empregado para fins estruturais devido à boa capacidade de resistir à compressão, tração e flecha, como também para fins decorativos.

Uma das vantagens dos bambus é o rápido crescimento, cerca de 3 anos para o corte, além da facilidade para seu cultivo em solos menos férteis.

5- Aço para protensão


Bastante utilizados em viadutos, contenção de taludes, pisos de garagem de shoppings centers, entre outros, seu princípio de funcionamento se dá por meio de uma pré-tensão de tração nas cordoalhas de aço, próprias para este fim, com a posterior concretagem. Depois da cura do concreto, a tensão aplicada no aço é liberada fazendo com que ele tenda a voltar para a sua posição original, comprimindo o concreto que, por sua vez, aceita muito bem esse tipo de carga, possibilitando alcançar maiores vãos-livres.

Como esse sistema de concreto com aço para protensão suporta uma carga maior, a quantidade de concreto e aço empregados na obra é consideravelmente reduzida se for comparada a uma estrutura de concreto armado convencional. Além disso, há também uma menor necessidade de formas, pois as estruturas são mais esbeltas.

6- Pisos e pavimentos recicláveis


Considerado antes apenas resíduos, os cacos de vidro, louças e cerâmicas quebradas, pneus, entulhos de construção, entre diversos outros produtos, estão sendo usados como matéria-prima em pisos e pavimentos. A grande vantagem é aproveitar materiais que seriam descartados para criar pisos que conseguem até ser mais resistentes à deformação e impactos do que um piso semelhante convencional. Esse é o caso do pavimento asfáltico com adição de borracha de pneu triturada, que consegue dar ao asfalto uma maior característica elástica, desejável para sua durabilidade.

7- Argamassa de argila


Totalmente sustentável, a função da argamassa de argila é assentar ou colar blocos. Ela ainda pode ser aplicada sobre uma parede erguida e permitir que essa parede receba diversos revestimentos, como pintura ou cerâmica. Esse material também garante um bom desempenho termoacústico e diminui o aumento excessivo da umidade nos ambientes.

8- Bioconcreto


Uma alternativa para evitar o uso do concreto convencional é o bioconcreto. Seu diferencial é que ele se regenera sozinho graças a biologia, mais precisamente do estudo das bactérias.


A ideia do bioconcreto é utilizar bactérias dormentes específicas capazes de sobreviver a um ambiente de alto pH, como é o caso do concreto. Dessa forma, as bactérias possuem a característica de serem ativadas quando detectam presença de umidade no ambiente. Ou seja, elas despertar quando há fissuras ou rachaduras na estrutura que permitem a entrada de água.

Além disso, as bactérias utilizadas no concreto vivo devem ser aquelas que eliminam calcário como produto de sua digestão. E, como previsto, é justamente esse calcário que vai preencher o espaço aberto nas fissuras ou rachaduras.

9- Tinta ecológica


Diferente das tintas existentes que possuem alguns materiais tóxicos, as tintas ecológicas utilizam apenas produtos naturais, como a argila, plantas e vegetais, a água entre outros. Dessa maneira, ela não agride o meio ambiente.

A maior parte dessas tintas são livres de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) e isso é uma grande vantagem, já que elas não influenciam de forma negativa o ar e ainda preservam a camada de ozônio.

10- Bioplástico


Produzido a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, batata, amido de milho e beterraba, o bioplástico se decompõe muito mais rápido na natureza que o plástico sintético. Além das qualidades sustentáveis, o material também ajuda a reduzir a emissão de gases poluentes e utilização de menos energia em sua criação.

Outro fato é que aqui no Brasil, devido a grande produção de cana-de-açúcar, a criação desse tipo de material ecológico tem muita importância.


Vale ressaltar também que, além da sustentabilidade introduzida nas obras é imprescindível cuidar dos recursos hídricos. Por isso, se você atua na área da engenharia e deseja se qualificar melhor no setor de saneamento, comece sua pós-graduação. Matricule-se no MBA em Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e se torne referência no meio profissional.



Fonte: AWA Comercial e Entendantes

Imagem: Envato Elements