Para evitar que o estádio fique fechado por mais tempo, o Consórcio Engenhão (Odebecht e OAS) decidiu arcar com os custos e reivindicar na Justiça o ressarcimento dos valores que serão gastos na reforma. A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na última segunda-feira (1) o começo das obras de intervenção na cobertura do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. O local está interditado desde 26 de março, após um laudo apontar instabilidade na estrutura da coberta. De acordo com o cronograma apresentado, para os próximos dois meses estão previstas ações de infraestrutura, como mobilização do canteiro de obras e montagem das gruas que servirão de apoio aos operários. A desmontagem da cobertura está prevista para setembro.

Responsável pela construção, o consórcio Racional Delta Recoma enviou comunicado à prefeitura, no qual pediu mais tempo para analisar os documentos sobre a interdição da cobertura do estádio. Para não atrasar o processo e evitar que o estádio fique fechado por mais tempo, o Consórcio Engenhão (Odebecht e OAS) decidiu arcar com os custos e reivindicar na Justiça o ressarcimento dos valores que serão gastos na reforma.

O Engenhão, estádio do Botafogo, está interditado desde o dia 26 de março após um relatório da empresa alemã SBP afirmar que ventos acima de 63 km/h poderiam derrubar a cobertura do estádio, que foi inaugurado em 2007. Segundo o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, a previsão dada pelo consórcio responsável pela obra é de 18 meses para a reabertura do estádio.

Cronograma das obras:
Detalhamento do projeto - junho a novembro de 2013
Mobilização do canteiro de obras - julho a setembro de 2013
Montagem das gruas - agosto a outubro de 2013
Desmontagem da cobertura - setembro a fevereiro de 2014
Escoramento da cobertura - agosto a outubro de 2013
Fabricação de peças - agosto de 2013 a outubro de 2014
Reforço da cobertura - dezembro de 2013 a novembro de 2014
Reforços dos arcos - dezembro de 2013 a novembro de 2014

Fonte: PINIWEB.com.br