Odebrecht e Via Engenharia vão construir novo terminal do aeroporto de Goiânia.

Com investimento de R$ 246 milhões, edifício terá capacidade para receber 4,8 milhões de embarques e desembarques em 2014.

A Infraero e o Consórcio Odebrecht/Via Engenharia assinaram na semana passada um aditivo de contrato para a retomada das obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. De acordo com o governo, ao todo, R$ 246 milhões serão investidos nas novas instalações.

Pelo contrato, além da retomada das obras, o consórcio está responsável também pela atualização e complementação do projeto executivo e do orçamento da infraestrutura do novo terminal. O empreendimento terá um edifício principal, galeria, escadas rolantes, elevadores panorâmicos, 29 balcões de atendimento, balcões de venda e reserva de passagens, saguão, desembarque, lojas comerciais e quatro pontes de embarque.

As novas instalações serão construídas em duas etapas. Segundo o Governo de Goiás, a primeira, com previsão de término até o final de 2014, prevê a construção de 12 posições de aeronaves (quatro com pontes de embarque e oito posições remotas). Já a segunda abrange a ampliação de 15 mil m² do terminal de passageiros, que passará a contar com mais quatro pontes de embarque. Para esta etapa, com previsão de entrega em 2020, a Infraero fará novo processo de licitação.

A partir da ordem de serviço que será assinada, de acordo com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, antes do dia 20 de setembro, o prazo máximo de execução da primeira etapa é de 18 meses. Segundo as autoridades responsáveis, ao final da obra, o novo terminal poderá receber até 8,6 milhões de passageiros por ano, com uma demanda estimada de 4,8 milhões de embarques e desembarques para 2014.

Fonte: techne.pini.com.br