A necessidade de se construir em prazos cada vez mais exíguos, com custos controlados, elevado desempenho e desperdicio mínimo, vem impulsionando a busca por sistemas construtivos mais racionais e menos artesanais. É assim com as estruturas em aço, cujo uso é crescente no Brasil. Acompanhando esse movimento, os fechamentos externos Industrializados ganham cada vez maior atenção, justamente pela possibilidade de imprimir elevada produtividade à obra.

Entre as tecnologias disponíveis, há desde sistemas que podem substItuir os revestimentos, até soluções que substituem a vedação externa como um todo. De forma geral, tais tecnologias custam mais por metro quadrado em comparação com a solução convencional com alvenaria e revestimento de argamassa. No entanto, em uma análise de custos global, podem induzir ganhos consideráveis como consequência do menor tempo de execução da fachada.

Algumas tecnologias disponíveis

Light Steel Framing (LSF) - Sistema construtivo industriallzado caracterizado por um esqueleto estrutural leve composto por perfis de aço galvanizado. Complementados por placas cimenticias, os frames de aço podem configurar uma opção de fechamento externo para edificios de múltiplos pavimentos, sejam eles novos ou em processo de retrofit. Precisão dimensional, velocidade de execução e menor perda de material são algumas vantagens associadas a essa tecnologia.

Painéis arquitetônicos de fachada - Estão presentes no Brasil desde o início dos anos de 1970. Nos últimos anos, avanços foram promovidos nesses produtos, com a redução do peso dos painéis e com novas opções de acabamento. Fixados com o apoio de perfis metálicos, os painéis podem sair de fábrica com o revestimento de mármore ou granito, por exemplo.

Painéis metálicos - Trata-se de uma alternativa de vedação pré-fabricada largamente utilizada no Hemisfério Norte para vedação de edifícios altos e de elevado padrão. Os painéis são compostos por lâminas de aço, isolamento térmico e revestimento interno, em configuração sanduíche ou integrada. De fácil montagem, costumam ser parafusados. Fachadas ventiladas - São compostas por uma subestrutura reticulada de alumínio parafusada no edifício, e por placas de revestimento de materiais, como vidro, granito, porcelanatos e cerâmicas. A subestrutura de alumínio é dimensionada em função de esforços de vento e possui travas para evitar a movimentação causada por vibrações de ventos ou chuvas fortes. Normalmente, o vão entre a superfície e o revestimento varia de 8 cm a 20 cm, mas pode ser maior em função do projeto.

Painéis termoisolantes - Bastante empregados em obras Industriais, sobretudo nas que demandam operação sob temperaturas controladas. Os painéis sanduíche são confeccionados em aço (zincado pré-pintado, anodizado ou inox), alumínio ou chapas de polímero perfiladas a quente com recheio isolante. A forma de instalação é semelhante à dos painéis arquitetônicos e emprega perfis ou encaixes tipo macho-e-fêmea metálicos.

Visão holística - Para selecionar a melhor solução de fechamento industrializado para estruturas de aço, é necessário que alguns critérios sejam adotados pelo projetista. O engenheiro e consultor em fachadas, Jonas SiIvestre Medeiros, destaca que o atendimento à NBR 15.575:2013 Edificações Habitacionais – Desempenho é o principal requisito técnico. Também não se pode prescindir de um bom projeto executivo. Segundo Medeiros, para que os melhores resultados sejam alcançados no canteiro e os sisternas de fachada sejam aproveitados em todo seu potencial, é preciso mudar a abordagem sobre a atividade de projetar e planejar. Com uso de sistemas Industrializados, a margern de manobra é menor e não há espaço para improvisos. Portanto, o nível de detalhamento do projeto e o tempo dedicado compatibilização precisam ser maiores.

Para que os requisitos do empreendimento sejam atendidos, uma recomendação importante é que o projetista da fachada atue sempre em conjunto com o arquiteto e com o projetista de estruturas. No caso das estruturas de aço, o fato de elas serem mais racionais do ponto de vista da montagem tende a facilitar, ainda mais, a logistica e a produção da obra.

Fonte: cbca-acobrasil.org.br