Se você já teve que trocar o pneu do carro embaixo de chuva forte, certamente sonhou com o pneu perfeito: aquele que nunca fura. O problema é a obrigatoriedade do pneu estar cheio de ar para rodar. A palavra ‘pneumático’ é relativa ao ar. Se um pneu não usa ar para sustentar o veículo talvez precise de um outro nome. Esse é exatamente o caso do novo pneu não-pneumático criado pela Universidade de Winconsin-Madison, dos EUA.

A roda é uma superfície de borracha sustentada por uma estrutura em formato de colméia de abelhas feita de polímeros. O novo pneu, que foi instalado em um Humvee militar à prova de bombas, resiste à explosões e ainda permite escapar a 80km/h. O exército dos EUA queria uma alternativa aos pneus atuais que deixam muitos soldados na mão durante um ataque. E por mais que o veículo tenha todo tipo de blindagem, de pouco adianta se ele não pode rodar quando está sob fogo pesado. De acordo com os cientistas o design da mão natureza é o mais eficaz. O pneu com estrutura sextavada é o que melhor simula a "maciez" dos pneu pneumáticos.

Esta geometria também é a que melhor reduz o aquecimento e o barulho, um problema comum em outros modelos de pneus não-pneumáticos. Os custos do novo pneu serão os mesmos ou ainda menores do que dos pneus tradicionais e eles serão vendidos à partir de 2011. Parece não haver razão para que um dia eles venham substituir os pneus cheios de ar (e inconvenientes) dos nossos próprios veículos.

Fonte: Blog da Engenharia#texto