O coletor BigBelly Solar é um dos mais avançados coletores de lixo do mundo – apesar de caro, ele pode ajudar as cidades a pouparem dinheiro. O equipamento recolhe a energia do Sol e usa-a para compactar resíduos para 1/8 do seu tamanho.

O custo de aluguel do coletor high-tech é R$ 3.460 por ano, em um contrato pra cinco anos. Contudo, a sua enorme capacidade pode levar alguns concelhos administrativos locais a pouparem dinheiro nas viagens de veículos e no combustível necessários para recolher o lixo.[/p]

A unidade movida a energia solar funciona com uma bateria de 12v. Precisa de apenas oito horas de luz solar por mês para funcionar e está atualmente esta sendo testada em Merton, no sudoeste de Londres. De acordo com os distribuidores, a tecnologia tem uma capacidade seis a oito vezes maior do que um coletor de rua normal. Consequentemente, tem sido capaz de reduzir o número de recolhas de resíduos necessárias em 86%. Cada coletor vem equipado com um sistema que monitora sem fios, que permite acompanhar o seu estado de enchimento por computador e smartphone.

O sistema envia uma mensagem ou um email quando o coletor está 85% completo e precisa de ser esvaziado. A administração de Merton investiu em 30 coletores, sendo que, se o projeto-piloto for bem-sucedido, esta compra levará a uma economia de R$ 51.875 por ano.

Fonte:Engenharia é