Invenção EVA comprova que é possível utilizar veículos elétricos em grandes centros urbanos

O Salão do Automóvel de Tóquio está sempre com novidades no campo dos veículos elétricos. Uma das últimas novidades mais comentadas é o EVA, criado por engenheiros da Universidade de Munique, na Alemanha. o EVA é um projeto de Taxi elétrico, feito especialmente para os centros urbanos. O objetivo é mudar a ideia de que os veículos elétricos não têm capacidade de suprir as necessidades específicas para este ambiente.

Afinal, um táxi precisa ficar rodando o dia todo, não pode ficar parado horas para recarregar, e menos ainda deixar o passageiro no meio da viagem porque acabou a bateria. Pensando nisso, o EVA foi desenvolvida com uma série de baterias que levam cerca de 20 minutos para recarregar, oferecendo uma autonomia de 200 km. Os primeiros testes do taxi elétrico foram realizados em Cingapura. O percurso percorrido foi de 500 km em um dia, sendo necessário carregar a bateria somente três vezes entre uma corrida e outra.

O veículo foi especialmente idealizado para regiões tropicais, com sistema de ar condicionado e revestimento térmico. A ideia dos engenheiros alemães foi criar um carro elétrico para acabar com os problemas, mostrando que autonomia e tempo de recarga não são empecilhos para adoção de formas mais sustentáveis de transporte.

Fonte: Blog Engenharia Unisinos