A Agrimensura está presente nos mais diversos ramos da engenharia. Tem por objetivo projetar na superfície terrestre e assim demarcar uma extensa região terrena como se fosse num plano. Atua nas obras de grande e pequeno porte, de infra-estrutura, nas demarcações de áreas urbanas e rurais, em projetos rodoviários, dentre outros. Na indústria pesada, é uma das principais ferramentas de monitoramento e controle de grandes estruturas, posicionamento preciso de peças e máquinas, quantificação de jazidas e acompanhamento de sua produção.

Os profissionais responsáveis pela mediação e divisão desses espaços são os Engenheiros Agrimensores, profissão já existente desde os tempos do Egito antigo. Nesta época, sua função era avaliar os danos provocados pelas enchentes e restabelecimentos de fronteiras e divisão das propriedades. Atualmente, o agrimensor integra as áreas de engenharia, sendo intitulado Engenheiro Agrimensor e é responsável pela análise topográfica do ambiente onde uma obra deverá ser realizada, assim como do monitoramento e mapeamento de eventuais problemas.

Os engenheiros são, sem dúvida, personagens-chave no processo de transformar conhecimento em inovação e atores imprescindíveis na implementação dessas inovações nos sistemas produtivos. As organizações que mais crescem no mundo hoje têm na engenharia e na inovação seus pilares de sustentação. No caso específico do Engenheiro Agrimensor, a globalização está oferecendo novas oportunidades como a geodésia, colocada hoje num patamar superior ao da topografia, pois as informações e os projetos produzidos passaram do âmbito local para o georreferenciado.

Fonte: Blog Engenharia Unisinos