Um papel de parede especial, desenvolvido por cientistas alemães, pode se tornar uma alternativa simples e barata para reduzir os estragos causados pelos terremotos. Com esse novo adesivo, a energia do impacto pode ser distribuída por toda a parte prevenindo, assim, a possibilidade de causar danos em alguma parte da estrutura.

Elaborado pelo Instituto Karlsruhe de Tecnologia, na Alemanha, em parceria com Bayer Material Science e a empresa Kast, o papel de parede tem como objetivo ser uma alternativa simples, barata, eficiente e de fácil aplicação para tornar construções comuns menos vulneráveis a esses abalos. O material, batizado de EQ-Top, é um tecido especial de fibra de vidro aplicado como um papel de parede nas construções de alvenaria.

O principal componente do sistema é o adesivo Dispercoll U, uma dispersão de poliuretano que ajuda a fortalecer os pontos mais fracos. "Antes dele a gente já tinha testado os mais diversos adesivos, do mais simples ao de alta performance e nenhum deles foi capaz de atender o forte impacto de um terremoto", disse Moritz Urban, um dos responsáveis pela pesquisa.

Fonte:Blog Engenharia Unisinos