É o conjunto de conhecimentos usado para desenvolver novos sistemas eletro acústicos e para determinar a intensidade de ruídos e vibrações. O engenheiro acústico desenvolve técnicas e equipamentos para controlar o ruído ambiental visando ao bem-estar das pessoas. Também produz softwares e equipamentos eletrônicos, como medidores de nível sonoro e audiômetros.

É um profissional que atua em diversas áreas. Pode trabalhar na acústica subaquática, desenvolvendo e fazendo a manutenção de sonares de submarinos ou avaliando as vibrações de ondas sísmicas. Também tem competência para atuar no controle da emissão de ruídos e vibrações provenientes de equipamentos, máquinas e até eletrodomésticos,seja numa empresa, seja num local de descanso ou lazer. É ele quem faz a fiscalização, vistoria e perícia e emite os laudos e pareceres técnicos a respeito do local visitado. Outra possibilidade de atuação é na área acústica musical, como responsável pela análise vibro acústica de instrumentos e pela sonorização de espetáculos, e no controle de ruídos em salas em que o silêncio seja primordial, como estúdios de gravação.

Habilidades: Acústica musical - Projetar e executar análise vibroacústica de instrumentos e equipamentos musicais e fazer a sonorização de espetáculos. Acústica de salas - Qualificar auditórios, teatros, igrejas e salas multiuso, além de ambientes residenciais quanto a emissão e recepção de ruídos.

Áudio profissional - Projetar e executar correções acústicas de ambientes internos e externos; operar som em estúdios, emissoras de rádio ou de televisão e eventos privados. Consultoria - Prestar serviços para empresas avaliando a viabilidade socioeconômica de projetos e também assessorando obras de adequação acústica. Controle de ruído - Planejar programas de controle de ruído urbano e industrial; avaliar ruído aéreo. Desenvolvimento de equipamentos - Projetar equipamentos e dispositivos para isolamento e absorção acústica. Eletroacústica - Desenvolver equipamentos, como microfones e alto-falantes. Vibrações - Projetar e executar sistemas de controle de vibrações em estruturas de edificações.

Fonte: Guia do Estudante Abril