É o ramo da engenharia que se ocupa do projeto e da manutenção de aeronaves e do gerenciamento de atividades aeroespaciais. O engenheiro aeronáutico envolve-se no projeto e na construção de todos os tipos de aeronave, como aviões, helicópteros, foguetes e satélites. Esse profissional é fundamental para a segurança de qualquer voo. É ele o responsável pelo processo de manutenção, pela realização de reparos e pelas inspeções periódicas da estrutura e dos equipamentos, como asas, motores e fuselagem. Cuida também dos sensores e instrumentos de controle. Além de fabricar aviões, pode gerenciar obras e serviços ligados à infraestrutura aeronáutica, como a construção de aeroportos, o planejamento de linhas e o gerenciamento de tráfego aéreo.

Mercado de Trabalho - As turbulências da economia internacional afetam o mercado para esse profissional, pois a área depende muito da exportação de aeronaves. "Mas o mercado está estável", diz o coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMG, Ricardo Luiz Utsch de Freitas Pinto. Muito por causa do aumento no uso do transporte aéreo no Brasil e da ampliação da Helibras, fabricante nacional de helicópteros. "E, também, graças à expansão da Embraer, que instalou um escritório de projetos em Belo Horizonte, Minas Gerais, e à criação de um polo aeronáutico no mesmo estado", diz o coordenador. Como as universidades formam menos da metade do número de engenheiros que o país precisa, há grande carência desse profissional. A capital paulista, pela significativa frota de helicópteros, é um bom mercado para esse engenheiro.

Habilidades - Coordenação de tráfego aéreo- Fiscalizar atividades aéreas e certificar aeronaves. Orientar o deslocamento de aeronaves, auxiliando nas operações de decolagem e pouso nos aeroportos e aumentando a segurança dos voos. Engenharia espacial- Projetar satélites e foguetes, definindo os dados técnicos necessários a sua construção, a seu lançamento e a sua operação. Manutenção - Coordenar a realização de reparos, manutenção preventiva e inspeções periódicas das estruturas, dos sistemas e equipamentos de aeronaves. Projeto - Desenhar a estrutura e os componentes de aeronaves, definindo os materiais e os processos empregados na produção e realizando ensaios e testes antes da fabricação em escala industrial. Sistemas - Projetar, construir, testar e instalar motores, instrumentos de controle e sensores em aeronaves. Definir as especificações dos mecanismos que controlam o trem de pouso, a alimentação de combustível e a pressurização da cabine, entre outros.

Fonte: Guia do Estudante Abril