Incêndios podem ser definidos como a presença de fogo em local não desejado. São capazes de provocar, além de prejuízos materiais, quedas, queimaduras e intoxicações por fumaça. Está entre os desastres domésticos mais devastadores que se tem notícia, uma vez que seu poder de destruição é intenso não somente pelo calor da chama, mas pela toxidade da fumaça.

O fogo, por sua vez, é resultante de uma reação química em cadeia e para que esta reação ocorra são necessários os seguintes materiais: Material oxidável ou combustível, substâncias que reagem facilmente com o gás oxigênio (O2); Material oxidante ou comburente, geralmente o oxigênio, pode reagir com um combustível, produzindo assim a combustão, isto é, a reação química; e Fonte de ignição ou energia, agente que dá o início do processo de combustão, faz com que praticamente qualquer substância possa reagir com o oxigênio do ar, transformando-se em um combustível.

Os extintores existem para combater os focos desses incêndios logo no seu início. É de fundamental importância conhecer e identificar bem o incêndio que se vai combater, antes de escolher o extintor adequado. Os principais tipos de extintores são: Extintor de água (H2O): a água é pressurizada para fora do extintor, em forma de um jato ou de uma neblina. Extintor de espuma: o combate ao fogo ocorre por meio de uma espuma mecânica. Extintor de gases e vapores inerentes: gases quimicamente inertes (que não alimentam a uma combustão), como o gás carbônico (CO2) e o gás nitrogênio (N2) são utilizados. Extintor em pó químico: geralmente o bicarbonato de sódio (NaHCO3) é utilizado.

Com relação à utilização de um extintor, a natureza das chamas deve ser considerada, o que classifica um extintor nas classes A. B e C. Extintores de CLASSE A: Devem ser utilizados extintores de água ou de espuma no combate às chamas de origem fibrosa, como madeira ou papéis, que caracterizam por deixar, após a queima, resíduos como carvão e cinzas. Extintores de CLASSE B: Não se deve utilizar extintores à base de água, uma vez que na classe B estão os materiais líquidos ou sólidos liquefeitos, altamente inflamáveis como a gasolina. Extintores de CLASSE C: Devem ser utilizados extintores de pó químico ou de gases. Essa classe se caracteriza pelos equipamentos de origem elétrica, como motores ou estruturas energizadas.

Fonte: Engenharia Unisinos