O experimento realizado pela Dra. Sossina Hailedo do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, abre uma nova via para a produção sustentável de energia, pois consiste na conversão de energia solar em combustível, que pode ser armazenado.

Para realizar esta conversão, um material chamado de óxido de Cério (CeO2) é utilizado. Aquecido a altas temperaturas ele libera oxigênio (O2) sem perder a sua estrutura e quando resfriado volta a absorver o oxigênio.

Se o resfriamento ocorrer em presença de vapor de água (H2O) ou gás carbônico (CO2), o oxigênio será retirado das moléculas de uma ou outra dessas substâncias, e a reoxidação resultará na liberação de hidrogênio (H2), em um caso, ou de monóxido de carbono (CO), no outro – ambos com grande potencial como combustível. Para aquecer o material, a equipe de Haile usa um reator que consiste em uma cavidade termicamente isolada, cuja tampa, de cristal de quartzo, concentra a radiação solar – um forno termosolar. O óxido de cério, formando uma peça única e porosa, reveste internamente o forno.

O oxigênio liberado após o aquecimento flui por uma saída no fundo do recipiente. E os gases (H2O ou CO2), que resfriam o óxido de cério, entram radialmente na cavidade, atravessando os poros do material. Pela mesma porta de saída escapam o hidrogênio ou o monóxido de carbono, ejetados após a reoxidação.

Fonte: Blog Engenharia Unisinos