Estudantes de todas as áreas se questionam com frequência: "Será que um MBA seria a opção ideal de especialização?" A resposta tem grandes chances de ser "sim". Apesar de a engenharia e a tecnologia da informação serem duas áreas distintas, ambas tiveram um crescimento de oportunidades em posições de gestão empresarial. Engenheiros recém graduados têm optado por estudos em negócios para melhorar suas qualificações acadêmicas e profissionais, o que, consequentemente, aumenta o leque de opções ao seu dispor. Veja a seguir algumas possibilidades e vantagens que um MBA pode proporcionar a um estudante graduado em engenharia e em tecnologia da informação.


Confiança profissional – Um MBA após o bacharelado de engenharia oferece uma nova visão de negócios e carreiras. O conhecimento em diferentes disciplinas relacionadas à gestão e aos negócios ajuda a aumentar a sua confiança como profissional e também a tomar as decisões certas em relação à sua carreira.


Capacidade de trabalhar sob pressão – O crescimento do mundo business global depende da competência e da criatividade de seus profissionais. A habilidade de lidar com a pressão e de desenvolver melhores soluções para os problemas enfrentados contribui com o sucesso dos negócios de maneira geral. Um curso de MBA treina engenheiros para tornarem-se líderes no mundo corporativo.


É fato que as habilidades de liderança são essenciais para fazer a diferença no mercado de trabalho. E posições de liderança em empresas precisam lidar com uma quantia muito grande de pressão, com metas e deadlines a serem atingidos e grandes equipes para serem lideradas. Um MBA ensina os estudantes a trabalhar com todas as responsabilidades e tornarem-se líderes em suas respectivas áreas.


Melhora salarial – A conclusão de um MBA, após a graduação em engenharia e tecnologia da informação, aumenta as chances de conquistar melhores oportunidades de emprego. O salário inicial em áreas de engenharia e TI já são consideravelmente altos – um MBA só aumentará este valor.


Grandes empresas precisam de profissionais com um conjunto variado de habilidades, e pagam muito bem pela gestão empresarial e por serviços de engenharia no competitivo mercado de trabalho.


Comunicação e networking – Engenharia e tecnologia da informação são cursos bem mais técnicos do que o MBA. A graduação em engenharia proporciona conhecimento científico em diferentes aspectos da área. Por outro lado, um MBA ensina os estudantes a arte da interação e da comunicação. A capacidade de criar um networking é extremamente necessária para construir uma boa relação com clientes. Esta é uma característica essencial para trabalhar em multinacionais.


Começar o seu próprio negócio – O MBA é uma forma especializada de educação acadêmica na área de negócios, o que ajuda o engenheiro profissional a ter uma visão corajosa e distinta do mundo business. O curso proporciona a base que ele precisa para dar início ao seu próprio negócio em sua área de especialização dentro da engenharia.


Em um MBA, o engenheiro aprenderá a criar, gerenciar e manter um negócio de forma precisa. Conhecimentos sobre planejamento e finanças são vantagens deste tipo de curso. Portanto, É uma excelente maneira de garantir o seu sucesso em negócios.


Aprender em um ambiente multicultural – Além de todas estas vantagens proporcionadas por um curso de MBA, aprender no ambiente multicultural de uma universidade internacional demonstra a sua fluência em um segundo idioma, sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes e sistemas educacionais, as suas habilidades de comunicação e independência por ter vivido sozinho em outro país e muito, muito mais. Características que lhe transformarão em um profissional mais bem preparado.


Fonte: Engeharia É