A criatividade é um conceito muito explorado no campo das artes. No mundo corporativo está intimamente associado a profissionais da publicidade, moda e design que trabalham diretamente com ela, utilizando-se dela disfarçada nas mais variadas vertentes nos campos do som e imagem.

Mas no geral, pouco se fala da importância da criatividade no trabalho de um engenheiro. A criatividade está associada à engenharia desde o princípio do desenvolvimento humano, quando os homens construíram seus primeiros instrumentos de caça com madeira, pedras e ossos.

É senso comum dizer que a criatividade é um dom, que só quem nasce com ela tem a capacidade de colocar esse conceito em prática. A realidade é muito diferente. Sabemos (eu que já trabalhei com criação publicitária sei muito bem disso) que a criatividade é fruto de muito trabalho e dedicação. A criatividade é produto do comportamento de um indivíduo, fruto de tudo aquilo que ele viveu até o momento (influência social, interação com a sociedade, memória racional e afetiva, cultura, etc).

A ideia geral sobre a vida de um engenheiro é que ela seria composta exclusivamente de questões lógicas e objetivas, baseadas em tabelas, gráficos e cálculos. Só quem vive (ou tem a pretensão de) essa profissão sabe que a realidade é muito mais complexa, enfrentando questões das mais variadas diariamente, muitas delas fundamentadas no terreno da subjetividade – um campo vulnerável, frágil e imprevisível. E para resolver essas questões um engenheiro deve ter a desenvoltura e criatividade para chegar a uma solução eficiente.

A inovação, esse sim, conceito inteiramente associado a um engenheiro, está intimamente ligada à criatividade, dependendo inteiramente dela. A inovação é uma consequência direta do processo criativo, que surge depois das ideias serem pensadas e repensadas inúmeras vezes. Analisadas sob os mais variados pontos de vista. Ela é consequência do desenvolvimento da criatividade. Inovar significa romper barreiras, sejam elas políticas, econômicas ou burocráticas, e buscar como meta uma nova maneira de agir, um novo jeito de produzir. E isso está inteiramente ligado ao cotidiano de um engenheiro.

Técnicas para desenvolver a criatividade.

Como dito anteriormente, a criatividade não é um dom exclusivo para poucos. Ela é fruto de trabalho e dedicação. Criatividade é exercício. Assim como praticamos atividade física para exercitar o corpo, a mente também deve ser estimulada. Como Thomas Edison disse, "um gênio é 1% inspiração e 99% transpiração". Dito isso, podemos nos utilizar de técnicas e pequenas atitudes diárias que possibilitam desenvolver nossa criatividade. Seguem aqui algumas técnicas que estimulam o desenvolvimento da criatividade:

  • Gere ideias diferentes. Não existe ideia ruim. Até mesmo uma ideia aparentemente tola pode nos levar à solução que buscamos para um problema.
  • Faça anotações. Carregue consigo algo que possa anotar suas ideias e registre tudo o que você achar ser interessante. Não confie na memória.
  • Mexa-se. Pratique algum esporte ou atividade física. Exercícios liberam substâncias do organismo que estimulam a mente e dão sensação de bem estar.
  • Leia muito. Ler é um excelente exercício para o cérebro.
  • Seja curioso. Não limite seus interesses a um só assunto. Isso, no mínimo, faz de você uma pessoa limitada.
  • Aprenda coisas novas. Novos estímulos tornam sua visão do mundo mais abrangente e aumentam sua cultura geral, imprescindível para o processo criativo.
  • Estimule um bom ambiente de trabalho. Ninguém produz bem se o ambiente no qual trabalha é desestimulante.
  • Fuja da rotina. A rotina é um veneno para o cérebro. Pessoas agarradas a esse conceito tendem a ser limitadas e limitar o processo produtivo, tornando-o menos eficiente.
  • Seja organizado. Não adianta você ter boas ideias, armazenadas em algum local, se quando você precisar não conseguir acessar essa informação.
  • Aproveite bem seu tempo ocioso. Lembre-se que seu tempo livre não é seu. É de suas prioridades.
  • Faça brainstorming. Essa técnica muito utilizada no processo criativo na publicidade, junta pessoas diferentes com ideias diferentes para tirar dali uma nova ideia, mais inteira e melhor conceituada.

Essas são algumas das mais diversas técnicas para desenvolver sua criatividade. Você pode se utilizar de algumas delas, de todas elas, ou ainda ter outras práticas que tornem você um engenheiro criativo. Não importa. O importante é que você seja criativo. Isso é imprescindível se você pretende ser um engenheiro de sucesso. E a chave para isso está dentro de sua cabeça. Basta nos lembrarmos de que, por mais estudos e investimentos milionários em pesquisa e desenvolvimento, ainda não foi possível construir qualquer tipo de máquina que se assemelhe à perfeição da mente humana.

Fonte: Engenharia É