Apesar de ser uma das profissões mais tradicionais, a engenharia continua sendo uma carreira promissora, especialmente para quem consegue enxergar e seguir as tendências de mercado. Com demandas em alta e poucos profissionais devidamente qualificados, as oportunidades são cada dia maiores. Mas os especialistas alertam que não basta apenas a formação acadêmica. Para conseguir boas colocações é preciso também ter experiência prática. Com o desenvolvimento do setor, diversas áreas da engenharia ganham espaço. Porém, alguns engenheiros estão sendo mais requisitados pelo mercado. Saiba quais cargos são promissores e, por isso, têm engenheiros mais cotados:

DIRETOR DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA - Esse profissional é responsável por acompanhar o cronograma das obras de infraestrutura e tirar o projeto do papel. Ele é o encarregado de planejar a obra em todos os detalhes, desde a compra de materiais, passando pelos custos, até a execução do empreendimento. Para ser um diretor de obras de infraestrutura é preciso ser formado em engenharia civil e ter experiência na área.

GERENTE DE PROJETOS - Engenheiros de qualquer especialidade podem se tornar um gerente de projeto, trabalhando em projetos de diversos setores. Obras de infraestrutura, Tecnologia da Informação e também no setor de óleo e gás são algumas das áreas em destaque. O cargo exige que o profissional gerencie e tire o projeto do papel, ou seja, é preciso conhecer um pouco de tudo e ter especialização técnica na área do empreendimento, incluindo, muitas das vezes, certificações. Por ser mais ampla, essa área geralmente é conduzida por equipes multidisciplinares.

DIRETOR DE LICITAÇÕES - O engenheiro que ocupa este cargo é responsável por estruturar a proposta que será enviada para a licitação de cada obra. Assim, ele trabalhará diretamente com obras de infraestrutura e de energia e deverá entender de custos, planejamento e ter uma boa visão do cronograma. Além dos aspectos técnicos, o diretor de licitações precisa ter habilidade e penetração nos meios de negociação com o governo, além de bastante experiência na área.

ENGENHEIROS PARA MANUTENÇÃO - O profissional é o responsável pela manutenção dos equipamentos usados nas operações, especialmente nos setores de óleo e gás (como plataformas de petróleo) e indústrias pesadas. Ele deverá garantir a disponibilidade dos equipamentos, o que exige grande formação técnica.

DIRETORES E GERENTES DE OPERAÇÕES - Os diretores e gerentes de operações são os responsáveis por administrar toda a cadeia de produção até o produto final, garantindo que tudo está operando dentro da disponibilidade desejada. Ele pode trabalhar em usinas hidrelétricas e eólicas e precisa ser formado em engenharia elétrica com experiência técnica no setor de energia.

ENGENHEIRO AMBIENTAL - Esse é um dos setores mais promissores devido à crescente preocupação do mercado. Apesar de ainda estarem muito ligados à área de segurança do trabalho, a tendência é de que esses dois setores de separem. Os engenheiros ambientais são responsáveis por garantir que as operações não causem acidentes aos trabalhadores ou danos ao meio ambiente, além de evitar os desperdícios e fazer tratamento de resíduos. Esses profissionais precisam ser formados em engenharia ambiental ou química, e podem trabalhar em setores químicos, petroquímicos, etc.

DIRETOR DE TECNOLOGIA - Esses profissionais cada dia mais estratégicos dentro das empresas são responsáveis pelo desenvolvimento das tecnologias, otimização das operações e melhoria da qualidade dos produtos. Isso não apenas melhora as vendas, como reduz os custos e aumenta a eficiência da empresa, o que exige que o profissional tenha não apenas excelente conhecimento técnico, como também uma grande visão de negócio dentro da empresa.

Fonte: Engenharia Cotidiana