LEIS DA TERMODINÂMICA

Iniciado em 1650, os princípios da termodinâmica buscam explicar de que forma trabalhos são realizados através da transformação da energia térmica. Com o passar do tempo, diversos cientistas e pesquisadores foram aprimorando e criando novos utilidades para esta vertente.[/p]

Lei zero da Termodinâmica

Também chamada de lei anteprimeira, esse princípio mostra como acontecem as trocas de calor entre os corpos, uma vez que por conta do material de composição ou do tamanho das massas esses corpos possuem temperaturas diferentes, mas isso muda quando entram em contato.

Primeira lei da termodinâmica

Desenvolvida por James Joule, essa teoria mostra que a energia interna de um sistema fechado pode variar de acordo com o calor trocado com o meio externo, e o trabalho realizado por esse procedimento.

Segunda lei da Termodinâmica

Como já vimos anteriormente, a energia não se cria, nem se perde, ela se transforma. Porém, essa transformação, de acordo com este princípio, nem sempre é exata. Segundo Kelvin "é impossível retirar energia térmica de um sistema e convertê-la totalmente em energia mecânica, sem que haja modificações em sua estrutura". Da mesma forma, Kelvin-Planck mostra que "uma máquina térmica, mesmo que operando em ciclos, não consegue apenas extrair calor de um sistema e executar seu trabalho. Esse sistema precisa passar por um processo de resfriamento para não entrar em colapso". Assim, conforme Clausius "em um sistema fechado, é impossível um corpo, ao transferir calor, ficar ainda mais frio, enquanto o outro fica mais quente". Eles se equilibram, como vimos no princípio básico da termodinâmica.

Terceira lei da Termodinâmica

Dessa forma, baseado na segunda lei, a terceira diz que não é possível ocorrer um processo termodinâmico completamente eficaz, sem que haja perda ou declínio energético durante sua troca de calor ou seu trabalho.

Fonte: Engenharia Cotidiana