Parece que o homem está se preparando para ficar um pouco mais perto dos céus. Calma leitor, estamos falando da construção da Kingdom Tower, prédio que pretende se tornar o mais alto arranha-céu do mundo, com inacreditáveis mil metros de altura – isso mesmo, você não leu errado: um quilômetro inteiro para o alto! A construção será bancada pelo ouro negro do Oriente Médio: a Kingdom Tower será construída em Jeddah, na Arábia Saudita. A obra ambiciosa pretende superar de longe o maior arranha-céu existente hoje, o Burj Khalifa, que se localiza nos Emirados Árabes e tem 828 metros de altura.

Nos últimos anos, o processo de construção do prédio tem despertado dúvidas e o começo das obras foi adiado algumas vezes. Com as obras de fundação já em andamento, no entanto, parece que agora a coisa vai – a data oficial do início da construção do arranha-céu está marcada para 27 de abril. O projeto irá custar mais de 1 bilhão de dólares e será realizado pelas companhias britânicas EC Harris e Mace. O prédio será o centro de uma nova área de Jeddah, a Kingdom City, cujo custo total será de mais de 20 bilhões. Vale destacar que o projeto original era ainda mais ousado: pretendia atingir mais de 1,5 km – mas a geologia da área arenosa impossibilitou a obra. Mesmo reduzido, o prédio ainda representa um enorme desafio de engenharia.

Por exemplo, ninguém sabe ainda como será possível bombear concreto à altura necessária para sua construção (serão usados meio milhão de metros cúbicos de concreto e 80 mil toneladas de aço para erguer sua estrutura) ou como os elevadores do prédio funcionarão, já que os equipamentos atuais dificilmente conseguirão cobrir a distância necessária. Se tudo der certo, tais questões serão respondidas, na prática, em breve.

Fonte: Ciência Hoje