Hitachi vai quebrar recorde mundial instalando elevador mais rápido do mundo na China. Equipamento, que será capaz de alcançar 72 quilômetros por hora, deverá ser entregue até 2016.

A empresa japonesa Hitachi vai quebrar o recorde mundial fabricando, na China, o novo elevador mais rápido já instalado, que será capaz de alcançar velocidades de até 1.200 metros por minuto, o equivalente a 72 quilômetros por hora. Instalado no Guangzhou CTF Finance Centre, arranha-céu na cidade de Guangzou, no sul do país, o elevador vai levar 43 segundos para chegar ao 95° andar.

Atualmente, o elevador mais rápido do mundo fica em Taipé, capital do Taiwan, no Edifício 101. Ele é capaz de alcançar 60,6 quilômetros por hora e leva 37 segundos para subir 89 andares.

A previsão é de que dois elevadores de alta velocidade sejam entregues até 2016, junto com a inauguração do edifício chinês, que terá outros 93 elevadores comuns. O edifício ainda terá elevadores de dois andares, capazes de levar uma quantidade maior de pessoas.

De acordo com a Hitachi, as novas tecnologias de aceleração, pressurização e controle de velocidade poderão evitar a sensação de ouvidos bloqueados, decorrente da mudança de pressão, para evitar que os passageiros sintam dores ou incômodos.

Fonte: Revista Techne