Em alguns países, onde os métodos executivos dos sistemas de esgotamento sanitário já são mais desenvolvidos e menos artesanais, o uso de poços de visita e inspeção de materiais derivados do plástico é bastante comum. Conhecidos como Plastic Manholes, são considerados ecologicamente menos agressivos, tanto pelo seu modo de produção, quanto pela garantia futura que seu uso proporciona nos sistemas de esgoto. Os poços de visita construídos em alvenaria ou em concreto pré-moldado possuem uma pegada ecológica 175 vezes maior do que os produzidos com materiais derivados do plástico.

A utilização do produto em polietileno de média densidade (PEMD) já é normatizada no Brasil pela Norma Técnica NTS 234 – Poço de visita e de inspeção em material plástico (SABESP) e pela Norma Técnica USMA-065 – Poço de Visita e Poço de Inspeção em Polietileno (SANEPAR). O produto já faz parte das tabelas de orçamentárias destes órgãos, com garantias que giram em torno de 50 anos.

Pode-se apontar como vantagens para a utilização do material os seguintes aspectos: (1) Rapidez: instalação em aproximadamente duas horas, reduzindo transtornos à população e permitindo a curta interrupção do fluxo de esgotos, para casos em que o poço de visita é substituído; (2) Resistência: suporta a presença de ácidos, sulfatos e outros sais que usualmente correm o metal e o concreto; (3) Econômico: redução do custo de implantação, facilidade no transporte e manuseio e diâmetro de escavação reduzido; (4) Ecológico: garante total estanqueidade, não contaminando o subsolo e o lençol freático; (5) Manutenção: fabricado em polietileno, possuí superfície polida não aderente e sem emendas, sendo extremamente liso, o que confere ao produto uma característica autolimpante, impermeável e de maior vida útil.

Porém, deve-se destacar que o produto ainda não é fabricado em todos os Estados do Brasil, o que acarreta numa dependência contínua de frete, seja da Região Sul ou Sudeste do Brasil. E, além disso, o custo fixo com material é maior, se comparado ao modelo pré-fabricado ou ao modelo fabricado in loco.

Fonte: Viabilidade da redução de patologias em poços de visita de sistemas de esgotamento sanitário no Estado de Goiás