Um investigador da NASA divulgou desenho de um protótipo de uma nave espacial capaz de viajar em uma velocidade maior que da luz. Além do grande avanço para a ciência que isso teria, o desenho da IXS Enterprise tem uma curiosidade peculiar: ele se assemelha e muito às nave da série Star Trek.

O seu funcionamento se baseia na propulsão por curvatura (também conhecida como warp drive ou impulso de distorção), uma tecnologia teórica que, de acordo com os cientistas, permitiria distorcer o espaço-tempo ao da nave, permitindo que ela se desloque a uma velocidade maior que a da luz. Graças a esse tipo de propulsão, a nave poderia, por exemplo, chegar até a estrela Próxima Centauri, localizada a 4,3 anos-luz da Terra, em apenas duas semanas.

O criador da nave, o pesquisador da NASA Harold White, trabalha para desenvolver o propulsor de curva desde 2010. Seu projeto tem chamado a atenção do mundo desde a revelação das imagens criadas pelo artista Mark Rademaker, em parceria com White. Para criar essas imagens detalhadas, Rademaker precisou de mais de 1.600 horas de trabalho.

Fonte: Engenharia é