O NanosatC-Br1, tornou-se o primeiro nanossatélite brasileiro a chegar ao espaço.

Ele foi lançado com sucesso nesta quinta-feira, às 16h15 no horário de Brasília, da base de Yasny, na Rússia. O nanossatélite é de uma categoria de satélites artificiais minúsculos, conhecidos como cubesats, por terem o formato de um cubo, medindo poucos centímetros e pesando pouco mais de um quilograma. A mesma equipe já havia construído um cubesat antes, mas ele foi destruído em um acidente na base de lançamento de Alcântara, há 11 anos.

Lançamento por atacado

O lançamento do NanosatC-Br1 foi realizado a bordo de um foguete DNEPR, que levava outros 36 nanossatélites, mais um recorde do velho míssil nuclear convertido para missões de paz. Os objetivos científicos da missão incluem o estudo de distúrbios na magnetosfera, principalmente na região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, e do setor brasileiro do Eletrojato Equatorial Ionosférico. Além disso, o NanosatC-BR1 permitirá testar, em voo, circuitos integrados resistentes à radiação projetados no Brasil, para utilização em futuras missões de satélites nacionais de maior porte. O nanossatélite brasileiro tem três cargas úteis: um magnômetro para utilização dos seus dados pela comunidade científica; um circuito integrado projetado pela Santa Maria Design House da UFSM; e o hardware FPGA, que deve suportar as radiações no espaço em função de um software desenvolvido pelo Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Lançamento verdadeiramente espacial

Uma equipe de engenheiros brasileiros acompanhou o lançamento na Rússia, enquanto outra se incumbiu de rastrear o início da operação do NanosatC-BR1 na estação terrena de Santa Maria. O satélite de pequeno porte foi desenvolvido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul, e apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB). O projeto conta ainda com a participação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que tem em São José dos Campos (SP) uma estação terrena que também receberá dados do NanosatC-BR1. O próximo evento envolvendo os nanossatélites brasileiros envolverá um lançamento verdadeiramente espacial, feito diretamente a partir da Estação Espacial Internacional.

Fonte: Inovacao Tecnologica