Construção de Estruturas em Fibra de Carbono com Micro-Robots Demonstrada por Investigadores de Stanford

O instituto de pesquisa sem fins lucrativos SRI International, sediado na Califórnia, deu recentemente a conhecer a sua nova tecnologia de controlo de micro-robots com capacidades de fabrico avançadas.

A aplicação da tecnologia exemplificada pela SRI, uma spin-off da Universidade de Stanford, consistiu na construção de uma treliça com barras de fibra de carbono, de baixo peso e elevada resistência.

Os micro-robots atuam em conjunto, de forma completamente coordenada, no transporte, colagem e posicionamento dos elementos estruturais, demonstrando a execução de uma estrutura em treliça cúbica com 29 cm de comprimento.

Apesar de se encontrar numa fase experimental, o sistema poderá ser um avanço substancial na área da automação em diferentes ramos industriais, nomeadamente na indústria da construção, tal como se pode perceber no vídeo divulgado pela SRI.

O sistema em desenvolvimento faz uso de uma tecnologia batizada de Micro Manipulação Diamagnética (DM3), que utiliza circuitos impressos para impulsionar eletromagneticamente e orientar as unidades robóticas. Estas unidades são fabricadas com ímanes de utilização corrente e baixo custo.

Segundo a SRI, o sistema permite também a utilização de uma grande variedade de materiais de construção e apesar da demonstração da empresa ter sido efetuada a uma escala reduzida, a tecnologia poderá potencialmente ser utilizada para o fabrico de estruturas de grandes dimensões, com dezenas ou centenas de micro-robots a trabalhar em simultâneo.

Fonte: SRI International