A Holanda tem crescido como destino de estudo para estudantes do mundo inteiro, especialmente para os interessados nas áreas da engenharia. Mas por quê?

A Holanda é um país com uma população de aproximadamente 16 milhões de pessoas e uma vasta diversidade cultural e de tradições bem no centro da Europa. Apesar de a língua nacional ser o holandês, várias instituições de ensino superior do país oferecem cursos lecionados em inglês – inclusive, foi um dos primeiros países do continente não nativos na língua inglesa a ministrar programas acadêmicos no idioma, o que ajudou a atrair mais estudantes internacionais.

Principais universidades

Os cursos de engenharia em universidades holandesas são avançados e bastante práticos para estudantes interessados em conhecimentos especializados em diferentes áreas da engenharia. A Times Higher Education classificou dez universidades da Holanda entre as 200 melhores do mundo.

No geral, 23 universidades e faculdades holandesas oferecerem cursos de engenharia e tecnologia. Uma das mais famosas entre elas é a Utrecht University, número 48 entre as 100 melhores do mundo no ranking mundial da Shanghai University de 2011. A Leiden University conquistou a 65ª posição no mesmo ranking. As opções acadêmicas nestas duas instituições incluem engenharia biomédica, estrutural, eletrônica e mecânica.

Critérios de admissão

A admissão na Holanda depende da instituição, do curso e do nível de estudo (bacharelado, mestrado ou doutorado). Por isso, o estudante terá de entrar em contato com as universidades para verificar quais são os requisitos específicos de cada uma delas. Entretanto, existem alguns requisitos regais de admissão, como, por exemplo, um bom histórico escolar para entrar em um curso de graduação e um bom bacharelado para conseguir uma vaga em pós-graduação. Um diploma estrangeiro precisa ser equivalente a um diploma mínimo holandês.

Para estudantes não nativos no inglês, é exigida a realização de uma prova de proficiência. A nota mínima necessária é estipulada por cada instituição, diferentes entre graduações e pós-graduações, mas, geralmente, é de 6.5 no IELTS ou 93 no TOEFL, as provas mais reconhecidas pelo mundo. Algumas universidades aceitam um Certificado Cambridge de Inglês Avançado com uma nota mínima B ou um Certificado Cambridge de Proficiência no Inglês com nota mínima C.

Duração

As graduações de engenharia na Holanda costumam durar entre quatro e cinco anos. Já os mestrados vão de um a dois anos e os doutorados, de três a quatro anos como estudante integral.

Fonte: Engenharia é