Defesa Civil do Rio de Janeiro interdita 800 edifícios por risco de desabamento

Órgão realizou mais de 13 mil vistorias técnicas neste ano. Prédios em bom estado também podem ser interditados para preservação da estrutura

A Defesa Civil Municipal do Rio de Janeiro interditou 800 edifícios em mau estado de conservação que correm risco de desabamento total ou parcial. As interdições foram feitas durante as 13.594 vistorias realizadas desde o início do ano. Em nota, o órgão informou que as vistorias técnicas são feitas após solicitações da própria população, e que "imóveis que não apresentem colapso estrutural ou risco de desabamento também são parcialmente interditados para preservar a estrutura das edificações".

De acordo com a prefeitura da cidade, o setor de Patrimônio está realizando um levantamento dos imóveis públicos que não têm destinação, no entanto, o governo municipal aguarda a regulamentação do Decreto 35.648 para obter meios judiciais para apropriação de edifícios particulares abandonados há mais de três anos. O objetivo é minimizar o problema de prédios que provoquem riscos para os cidadãos desapropriando e reformando os imóveis.

Já a Secretaria Municipal de Urbanismo, por meio da Coordenadoria de Planejamento Urbano, vem realizando estudos de revitalização das áreas desocupadas da cidade. Na Região Portuária, por exemplo, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região Portuária (CDURP) promove concurso para reforma de uma antiga estação de expurgo abandonada, além de incentivar a construção de empreendimentos residenciais no local por meio de redução de impostos.

Fonte: Techne