Os bigtainers podem parecer lixeiras comuns para quem os vê nos passeios de grandes centros urbanos, porém, contam com um diferencial único: possuem um container subterrâneo, capaz de armazenar um volume de lixo muito superior ao de uma lixeira comum. Os modelos já utilizados nas cidades de São Paulo e Fortaleza armazenam em média 16m³.

Na cidade de Florença, que possuí um trânsito intenso de turistas, os bigtainers estão espalhados por todos os lados. No momento da coleta, um caminhão munck, comumente utilizado no Brasil para outras atividades, se aproxima das lixeiras e retira o container enterrado, enquanto uma chapa apoiada por uma mola é elevada até o nível do terreno para não haver riscos de acidente aos pedestres durante a coleta.

Após a descarga dos resíduos, o container é reposicionado no passeio e esta pronto para o uso. A imagem seguinte registra parte deste processo.

Como sabemos, o acúmulo de lixo pode ser notado em vários pontos da cidade de Goiânia, como em grandes vias ou praças, por conta de problemas relacionados a coleta. Recentemente a cidade sofreu com sequenciais paralisações das empresas responsáveis pelos serviços de retirada dos resíduos domiciliares, e quem sofreu foi a população.

A utilização de lixeiras com uma maior capacidade, aumentaria os períodos entre as coletas, reduzindo a problemática com mão de obra e a área de abrangência. Por fim, vale salientar que são indicados para condomínios que concentram um número grande de residentes e para centros com grande fluxo de pessoas, por, entre vários outros fatores, serem visualmente muito bem aceitos.

Fonte: Bigtainers começam a funcionar em três praças de Fortaleza