Documento prevê ações de curto em longo prazo e visa a conscientizar todos os agentes da cadeia construtiva

O Paraná é o primeiro estado brasileiro a comprometer-se com a logística reversa na construção civil. Os sindicatos que representam o setor entregaram, nessa semana, o plano à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). O documento, desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), estabelece mecanismos para a correta destinação dos resíduos gerados nas obras, além de incentivar a adoção de processos que reduzam essa produção no canteiro.

O plano de logística reversa da construção civil do Paraná estabelece metas de curto, médio e longo prazo. Para colocá-lo em prática, será formado um comitê gestor, com caráter deliberativo, composto por representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR); do Instituto Ambiental do Paraná (IAP); da Sema e da Fiep. A atuação do comitê será norteada pelos princípios da sustentabilidade e da destinação correta dos resíduos.

Uma das primeiras ações do grupo será a identificação dos principais parceiros do setor e a adoção de um plano de comunicação dirigida aos fornecedores e associados das entidades para a conscientização desses agentes quanto aos procedimentos que deverão ser adotados. A expectativa é de que as ações desenvolvidas no Paraná sirvam de modelo para o setor da construção civil em outras unidades da federação.

De acordo com informações do Sinduscon-PR, o volume de resíduos gerados pelo setor no Estado é de aproximadamente 200 kg para cada metro quadrado construído. Do total, 25% são produzidos pela indústria formal, 25% pela informal e o restante decorrente de obras de reforma.

Fonte: Pini