Uma renovação bastante esperada na torre Eiffel, em Paris, foi inaugurada nessa segunda, 06 de outubro, marcando o aniversário de 125 anos do ponto turístico. Um novo piso de vidro foi instalado no primeiro andar da torre. Visitantes poderão olhar para baixo através de painéis transparentes e ecologicamente corretos, instalados ao redor do enorme vão central da torre. Para aumentar ainda mais a sensação de caminhar sobre o ar, as barreiras de segurança ao redor da borda da plataforma foram inclinadas para fora.

Os donos da atração esperam que, o anteriormente desinteressante primeiro andar, se tornará um atrativo tão grande quanto o mirante no topo da torre de 325 metros de altura. Operadores esperam que os turistas, agora, ficarão mais tempo no final de suas visitas, admirando a vista da cidade de Paris através das janelas que se estendem do chão ao teto da plataforma.

O projeto total de renovação, que custou 30 milhões de euros, ou 90 milhões de reais, e levou dois anos para ficar pronto, inclui lojas, restaurantes e um museu onde a história da torre será contada em sete telas. A cidade de Paris, que é dona da maior parte do monumento, confiou ao arquiteto Moatti-Riviere a missão de criar um espaço que mostraria o impressionante trabalho em ferro original de Gustave Eiffel e tornaria a atração completamente acessível a visitantes deficientes. O novo prédio também produzirá parte de sua própria energia utilizando aerogeradores e painéis solares, e os banheiros funcionarão parcialmente através de água das chuvas.

A renovação do primeiro andar pode estar completa, mas o trabalho na enorme estrutura construída para a feira mundial de 1889 nunca acaba. A torre tem que ser repintada a cada sete anos, um trabalho que requere 60 toneladas de tinta.

Fonte: The Local France's News