Elevado de 2,9 km de extensão é orçado em R$ 649 milhões e será construído pelas empresas Queiroz Galvão e EGT Engenharia.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu na última quinta-feira (9) o licenciamento ambiental para o início da construção da segunda ponte sobre o rio Guaíba, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O canteiro de obras já pode começar a ser montado, mas os serviços deverão ser iniciados somente após o processo de realocação de cerca de 800 famílias.

O Consórcio Ponte do Guaíba, formado pelas empresas Queiroz Galvão e EGT Engenharia, deverá apresentar em até 90 dias à Fepam a cópia do protocolo de processo do licenciamento ambiental prévio e o projeto executivo de remoção e reassentamento da população atingida.

A Fepam determinou ainda que o consórcio construtor cumpra condicionantes relacionadas ao manejo e resgate da flora nativa, às medidas de controle ambiental, ao meio antrópico e físico e ao patrimônio histórico e artístico da região.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ficou responsável por preparar o cronograma de obras, que foram orçadas em R$ 649,62 milhões.

A Ponte do Guaíba terá 2,9 km de extensão, sendo 7,3 km com acessos e elevados, e 28 metros de largura. Com 28 metros de largura nos vãos principais, a pista contará com duas faixas de rolamento com acostamento e refúgio central.

As obras deverão ser concluídas em 2017. O DNIT calcula que cerca de 50 mil veículos trafeguem diariamente na estrutura.

Fonte: Pini