O governo de São Paulo anunciou a construção de duas estações de produção de água de reuso para abastecer as bacias dos sistemas Guarapiranga e Alto Cotia. Com previsão de entrega para dezembro de 2015, as instalações serão as primeiras na cidade de São Paulo a captar o esgoto para transformá-lo em água de reuso que, se tratada novamente, servirá para consumo.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, na estação do Guarapiranga serão gerados 2 m³ por segundo de água de reúso, enquanto a Alto Cotia produzirá 1 m³ por segundo. As obras custarão R$ 76,5 milhões.

As medidas para aumentar a capacidade de abastecimento de água na região metropolitana também incluem a construção de 29 reservatórios que aumentarão em 10% a capacidade de reserva de água tratada.

Os reservatórios previstos serão construídos em aço, o que reduzirá de três para um ano o tempo para implantação, e deverão custar 60% do preço de reservatórios de concreto. O investimento é de R$ 169 milhões, e a estimativa é de que todos sejam entregues até março de 2015.

Fonte: PINI - Infraestrutura Urbana