O projeto Solar Roadways pretende massificar a utilização de um sistema modular para pavimentação rodoviária, que integra painéis solares.

Está a ser financiado colaborativamente através de uma campanha de crowdfunding no site Indiegogo, tendo ultrapassado o objetivo de um milhão de dólares nos primeiros dias e aproximando-se, a passos largos, dos dois milhões, a 19 dias do final da campanha.

O sistema, que pode ser utilizado em estradas, ciclovias ou parques de estacionamento, permitirá o carregamento de veículos elétricos, numa primeira fase de forma estática nos lugares de estacionamento e, numa fase avançada, com os veículos em movimento, através do uso de tecnologia de indução.

Os blocos hexagonais entrecruzáveis possuem boas características superficiais e um bom comportamento mecânico, tanto individualmente como em conjunto, sendo capazes de suportar qualquer tipo de tráfego pesado convencional, passível de circular nas autoestradas atuais de betuminoso ou betão.

O sistema possui também outras características para melhoria da segurança rodoviária, como iluminação LED para sinalização horizontal, ductos para drenagem superficial e elementos de aquecimento para evitar a acumulação superficial de neve e gelo.

O projeto, que utiliza vidro reciclado no fabrico dos módulos, tem o apoio da Administração Federal de Estradas (FHWA) dos EUA.

Fonte: EngenhariaCivil