A marca de roupas Tommy Hilfiger desenvolveu um casaco que promete facilitar a vida de quem vive conectado, mas nem sempre está perto de uma tomada.

O modelo é equipado com placas fotovoltaicas, que permitem a produção de energia limpa para recarregar baterias de celulares e outros gadgets.

A criação foi desenvolvida em uma parceria entre a marca e a Pvilion, empresa especializada em soluções para energia solar.

A coleção foi apresentada no mês de novembro e será comercializada em lojas da Tommy Hilfiger na Europa, América e Ásia.

Os painéis solares são removíveis. Assim sendo, o usuário o instalada apenas quando tem interesse. Aplicadas nas costas do casaco, as placas são divididas em pequenas tiras, que não atrapalham o movimento.

Elas também estão conectadas a uma bateria e um cabo USB, localizado dentro do bolso da blusa, onde podem ser conectados aos celulares para efetuarem as recargas.


De acordo com a Pvilion, responsável pela tecnologia, o sistema permite a recarrega de dois dispositivos ao mesmo tempo.

Outra opção é recarregar a bateria por uma fonte externa de energia, para que ela seja usada posteriormente.

Os painéis solares são feitos com silício amorfo flexível e à prova d’água. Segundo a empresa, quanto exposto à luz solar completa, as células solares de alta saída podem carregar totalmente a bateria interna, que, por sua vez, pode carregar completamente um dispositivo móvel 1500mAh padrão até quatro vezes.


Fonte: Ciclo Vivo