Sistema construtivo, que começará a ser utilizado no programa Fábrica de Escolas do Amanhã, vai permitir que as unidades fiquem prontas em 10 meses

Um novo conceito construtivo será utilizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro para dar mais velocidade à construção das unidades de ensino do programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola. Com a utilização de elementos pré-moldados, a construção de cada unidade levará, em média, apenas dez meses para ficar pronta, além de ter custos reduzidos em relação à construção tradicional e ainda contar com o uso de tecnologias sustentáveis. O projeto prevê a construção de 136 unidades da rede de ensino municipal (70 escolas e 66 Espaços de Desenvolvimento Infantil - EDIs) e a adaptação de 77 já existentes, em um investimento de R$ 2,1 bilhões.

Das quatro Fábricas de Escolas do Amanhã com inauguração prevista para 2014, apenas uma já foi entregue, na Ilha do Governador, na Zona Norte. As demais unidades serão instaladas na Zona Oeste, nos bairros do Anil, Bangu e Sepetiba. As "fábricas" são os espaços responsáveis pelo armazenamento e logística do material utilizado para a construção das unidades de ensino e demais demandas da construção dos módulos, com capacidade para armazenar cinco mil toneladas de concreto em vigas, pilares e lajes.

A RioUrbe, empresa responsável pelo desenvolvimento dos projetos e realização das obras do programa, desenvolveu vários modelos de projetos capazes de se adaptar às condições dos locais onde as novas escolas serão instaladas. São projetos abertos para serem montados como "uma casa de Lego". O foco é o melhor aproveitamento tanto da estrutura metálica da fixação de painéis quanto da estrutura pré-fabricada de concreto.

Entre as características comuns a todas as novas unidades de ensino, estão as paredes com painéis de vedação termoacústico e ambientes climatizados. As coberturas, rampas e escadas são metálicas e todas as salas preparadas para receber projetores e computadores. Entre os módulos que formarão as escolas estão a Unidade de Alimentação e Nutrição, a administração, as salas de aula, a biblioteca informatizada, o laboratório de informática, os banheiros e o módulo de circulação vertical.

Madureira, Jacarezinho, Manguinhos, Maria da Graça, Pavuna e Rocha são dos bairros que serão beneficiados. O principal diferencial do programa Escolas do Amanhã é a oferta de turno único, com sete horas diárias de aulas, para 35% dos alunos do município até o fim de 2016.

Fonte: PiniWEB