Gigante das buscas entra com patente de aparato visando, entre outras funções, a ajudar deficientes visuais

O Google entrou com uma patente para embutir câmeras microscópicas em lentes de contato, que permitirão que o usuário tire fotos a partir de sua linha direta de visão.

A solicitação de patente número 20140098226 é datada de 10 de abril, de autoria de Nathan Pletcher, Babak Amirparviz e Olivia Hatalsky, da Google. O documento descreve um dispositivo composto de uma lente de contato cujo substrato contém um ou mais componentes de captura de imagem — câmeras. Essas câmeras podem estar localizadas dentro do próprio substrato ou sobre o mesmo, do lado convexo.

Essas câmeras são configuradas para gerar dados crus de imagem correspondentes ao olhar do usuário das lentes de contato. A patente descreve também um componente de processamento conectado à(s) câmera(s).

Usando os padrões únicos de piscagem de olhos do usuário, pode-se controlar o acionamento da câmera. A lente de contato, com seus componentes e sensores, pode ser programada para detectar cor, luz, objetos específicos, rostos e movimentos — tudo isso sem obstruir a visão do usuário.

O dispositivo seria uma evolução das funcionalidades do tão controvertido Google Glass — que está à venda nos EUA apenas nesta terça-feira —, mas poderá auxiliar também pessoas cegas, com seus componentes analíticos podendo determinar, por exemplo, quando a pessoa estiver se aproximando de uma estrada movimentada ou de algum obstáculo potencialmente perigoso. Um comando remoto emitido pelo dispositivo poderá acionar um aparelho remoto, como um smartphone, de modo a gerar um aviso audível sobre o perigo iminente.

O novo invento é mais um desenvolvimento da Google no departamento lentes de contato, sendo o anúncio anterior referente a sensores de glicose instalados nas lentes de modo a testar as lágrimas de diabéticos.

Fonte: O Globo