A líder mundial de engenharia, planeamento e gestão, Arup, desenvolveu um processo de fabrico de ligações metálicas complexas recorrendo a tecnologia de impressão tridimensional.

Através da deposição sucessiva, controlada por computador, de camadas de aço a Arup obteve uma versão potencialmente mais barata, mais eficiente, e com menor pegada ecológica, de um elemento estrutural de ligação de aço leve.

O trabalho desenvolvido pela empresa britânica poderá significar um arranque efetivo da aplicação da tecnologia de impressão 3D, também conhecida como "fabrico aditivo", à construção metálica.

De acordo com Salomé Galjaard, Team Leader da Arup, o recurso ao fabrico aditivo permite a criação, de forma mais eficiente de peças individuais complexas, mas mais importante, esta abordagem permite a utilização de um dimensionamento sofisticado, sem necessidade de simplificar o design em fases avançadas de produção com o objetivo de reduzir custos.

Esta nova aplicação da tecnologia de impressão 3D foi desenvolvida pela Arup em colaboração com a consultora e fabricante de software de engenharia WithinLab, a CRDM/3D Systems, especializada em fabrico aditivo e a EOS, que participou no desenvolvimento inicial da tecnologia.

Fonte: EngenhariaCivil