A empresa norte-americana Watershed Materials revelou recentemente a sua mais recente criação na área dos materiais de construção com baixa pegada ecológica.

O Watershed Block é um bloco para alvenaria fabricado sem incorporação de cimento Portland corrente, recorrendo unicamente a terra e agregados reciclados.

Estes blocos ecológicos são obtidos através de um processo proprietário de litificação, que permite a fusão das partículas de solo e do agregado num material resistente e durável.

A união dos diferentes componentes é conseguida através de um método que imita o processo geológico de formação natural de rochas sedimentares, pela aplicação de forças de elevada intensidade com equipamento de compressão de funcionamento hidráulico.

Apesar de ligeiramente mais pesados, estes blocos possuem uma densidade significativamente superior aos blocos de betão de cimento Portland, o que possibilita um superior desempenho térmico e melhorada capacidade de isolamento acústico.

A sua durabilidade e resistência mecânica são muito similares aos blocos de betão correntes.


Ao contrário da inestética superfície rugosa de cor cinzenta dos blocos de betão correntes para alvenaria, os blocos Watershed possuem uma superfície mais lisa, em tons de terra, o que permite a sua utilização a nu em edificações, sempre que o projeto arquitetónico o necessite e as exigências construtivas o permitam.

Muito devido à sua recente introdução no mercado, os blocos Watershed têm, dependendo da formulação, um preço 15% a 20% superior ao dos blocos de betão.

Fonte: Engenharia Civil