O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Atua desde 2007 trabalhando incansavelmente para que o cidadão seja informado e reivindique a universalização do serviço mais básico, essencial para qualquer nação: o saneamento básico.

O Trata Brasil trabalha em parceria com personalidades que emprestam sua imagem à causa do Saneamento (campeões olímpicos, juristas, atores e atrizes, promotores públicos, engenheiros e professores), bem como possui parceria com entidades ligadas às áreas de Engenharia e Arquitetura, de defesa à Saúde Infantil e Proteção à Criança, Meio Ambiente, Turismo, Direito Sanitário, entre outras.

O projeto "Trata Brasil na Comunidade" acompanha a evolução nas comunidades carentes que vivem sem saneamento básico em um determinado período e que posteriormente recebem as obras de esgotamento sanitário e de água encanada. Desde 2008, bairros dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná já foram contemplados com o trabalho social-estatístico do Trata Brasil, que conta também com o apoio da Pastoral da Criança.

Os objetivos do projeto são de monitorar a qualidade de vida das famílias do local em um período de doze meses com pesquisa de porta a porta; capacitar o uso racional da água; reduzir o desperdício e perdas; valorizar as redes de água e esgotos; além de selecionar os jovens das comunidades para capacitá-los a realizar o levantamento sobre a qualidade de vida no local.

Durante esses anos de projeto, os resultados são diversos: diminuição no número de internações por doenças transmitidas por veiculação hídrica; melhora na renda da família; e um avanço no desempenho escolar.

Alguns resultados obtidos em diversas comunidades podem ser consultados no link abaixo. Para o Instituto Trata Brasil, este projeto de acompanhamento dos progressos é um grande aprendizado para todos os profissionais envolvidos, sendo gratificante constatar que a melhoria dos serviços de coleta e tratamento os esgotos realmente muda a qualidade de vida das pessoas.

Fonte: Trata Brasil na Comunidade