Sistema Multi, desenvolvido na Alemanha, permite funcionamento de até 16 cabinas em um único poço, rodando simultaneamente em movimento circular

A ThyssenKrupp apresentou na última quarta-feira (26) em Essen, na Alemanha, a nova tecnologia de elevadores Multi, que permite a incorporação de até 16 cabinas de elevador por poço, rodando em movimento único circular. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de extinguir a limitação para a indústria da construção civil, que atualmente utiliza sistemas de eixos verticais com apenas uma cabina de elevador por poço.

O sistema Multi consiste na criação de motores lineares nas cabinas, e transforma os elevadores convencionais em sistemas verticais semelhantes aos do metrô. Além de aumentar a capacidade e a eficiência do transporte, reduzindo a ocupação de área útil e o consumo de energia nos edifícios, a nova tecnologia permitirá a elaboração de projetos arquitetônicos com alturas, formas e objetivos ilimitados.

As cabinas, que funcionam em movimento loop, terão velocidade-alvo de 5 metros por segundo, e o sistema permitirá o acesso a um elevador em cada 15 a 30 segundos, com uma parada para transferência a cada 50 metros. Apesar de a altura ideal para a implantação do sistema ser de 300 a 600 metros, seu uso é irrestrito e não depende de cabos. Com um sistema de trava multinível e transferência de energia indutiva do poço para a cabina, o Multi requer eixos de 6 m², o que acarretará economia de custos para a instalação.

O projeto da ThyssenKrupp conta ainda com materiais leves para as cabinas e portas, que reduzem em até 50% o peso da estrutura em relação aos modelos convencionais.

A previsão é de que um protótipo do sistema Multi entre em funcionamento até 2016, quando será feita a entrega de uma torre para testes em Rottweil, na Alemanha.

Fonte: Techne