O Instituto Fraunhofer de Investigação em Madeira anunciou o desenvolvimento de um material inovador para isolamento térmico de edifícios, fabricado com subprodutos da indústria da madeira.

A espuma de madeira, obtida por um grupo de investigação em Braunschweig, Alemanha, é uma alternativa sustentável às placas de espumas de isolamento térmico produzidas com base em polímeros sintéticos petroquímicos.

O material, de origem 100% natural, fabricado a partir de aparas de madeira pode ser aplicado exatamente da mesma forma que a espuma tradicional, no isolamento térmico de paredes, coberturas e pisos.

O processo de produção passa pela redução da madeira a um pó muito fino, de forma a obter uma massa viscosa.

A massa é então expandida através da injeção de gás e finalmente sujeita a um processo natural de cura e endurecimento.

De acordo com o Instituto Fraunhofer de Investigação em Madeira, apesar de já existirem no mercado alguns materiais de isolamento fabricados com base em madeira (em particular com fibras de madeira de diferentes tipos), estes tendem a ser pouco estáveis e menos resistentes que os fabricados com plástico.

Além disso, o seu comportamento e durabilidade é muito influenciado pela temperatura e humidade, o que tem consequências negativas no desempenho como isolantes de edifícios.

O novo produto promete uma performance similar à espuma tradicional e melhor comportamento mecânico que os materiais de isolamento fabricados com madeira já existentes no mercado.

Fonte: Engenharia Civil