O The Edge, sede da consultora Deloitte, em Amesterdão obteve uma classificação BREEAM de 98.36%, a mais alta alguma vez conseguida por um edifício de escritórios.

Projetado pelo gabinete PLP, o edifício bate o recorde alcançado pelo One Angel Square de Manchester, declarado em 2013 o Edifício Mais Ambiental do Mundo com um índice BREEAM de 95% e do One Embankment Place, em Londres, com 96.31% em 2014.

O BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Methodology) é uma das mais reputadas metodologias de avaliação e rating ambiental de edifícios, com mais de um milhão de estruturas avaliadas e cerca de 250 mil edifícios certificados.

O BREEAM tem em conta o projeto, construção e operação dos edifícios, promovendo o uso de materiais, técnicas construtivas e tecnologias com reduzido impacto ambiental e elevada eficiência energética.

O novo Edifício Mais Sustentável do Mundo tem uma área vasta área interior, de cerca de 40 mil metros quadrados e uma geometria e orientação que promovem o seu desempenho ambiental excecional.

A tecnologia de iluminação LED alimentada através da rede Ethernet e o sistema de controlo ambiental inteligente, permitem que os ocupantes controlem a intensidade da luz e regulem as características climáticas interiores utilizando os seus smartphones.

O edifício tem também uma pegada ecológica nula, conseguida em grande parte pela instalação de painéis fotovoltaicos ao longo de todas as superfícies opacas das fachadas e cobertura.

Fonte: Engenharia Civil