Francês cria modelo de casas pré-fabricadas que produzem 50% mais energia do que consomem

Philippe Starck é um designer francês mundialmente conhecido por seus produtos de decoração e utensílios domésticos. Mas seu trabalho também tem muita força na área de design de móveis.

Foi com esse expertise que ele desenvolveu uma série de casas pré-fabricadas de baixo consumo de energia, com uma estrutura feita de vidro e alumínio. O modelo é chamado de Montfort e é a segunda série de Starck de casas sob encomenda. Elas são produzidas em parceria com a Riko, um dos principais fabricantes europeus de construções de madeira pré-fabricadas.

A coleção foi chamada de PATH e é a sigla de "Prefabricated Accessible Technological Homes", em português, "Casas pré-fabricadas tecnologicamente acessíveis", e é composta por quatro tipos diferentes de residências, todos projetados para consumir um terço da energia de uma casa tradicional.

Cada casa de dois andares produz 50% mais energia do que consome, em grande parte graças a uma variedade de "sistemas de eco-tecnologia" escondidos no telhado. Os clientes podem escolher quantos destes sistemas desejam adicionar, desde painéis solares e turbinas de vento até sistemas de colheita da água da chuva, bombas de calor e muito mais.

"Temos integrado o conhecimento de engenharia mais avançado e a tecnologia de pré-fabricação para criar uma solução de vida contemporânea que é economicamente acessível a todos os que apreciam a simbiose de ecologia e estética", disse Janez Škrabec, CEO da Riko.

As casas variam de 140 a 350 metros quadrados, com um ou dois andares. O número de quartos varia entre um e oito, podendo-se fazer desde um pequeno estúdio até uma casa de família generosa.

Essas casas estarão disponíveis para encomenda este mês, custando entre 2.500 e 4.500 euros por metro quadrado, dependendo da especificação. A empresa alega que cada uma será entregue no prazo de seis meses e pode ser montada em duas semanas.

Fonte: Hypeness