Um inovador sistema de iluminação inteligente, desenvolvido por investigadores da Universidade de Cincinnati, permite trazer luz natural para compartimentos sem janelas, localizados na zona interior de edifícios.

A tecnologia SmartLight pode ser aplicada a qualquer tipo de edifício, novo ou existente, em habitações unifamiliares ou grandes arranha-céus.

O sistema faz uso de um fluido que adquire características especiais de transmissão ótica quando estimulado com pequenos impulsos elétricos, permitindo a condução de luz solar como se de uma lente ou prisma se tratasse.

A luz solar é primariamente recolhida através de pequenos painéis solares localizados junto à zona superior das janelas dos compartimentos situados na periferia dos edifícios.

Ao contrário dos painéis solares convencionais, aqueles são constituídos por células que contêm o fluido com características óticas que permite a recolha e transmissão da luz solar.

Esta luz é então conduzida através de uma série de dispositivos transmissores, que utilizam o mesmo fluido com características óticas, até aos compartimentos interiores.

Ao contrário dos sistemas fotovoltaicos, que transformam a luz solar em energia elétrica, este novo sistema utiliza diretamente a luz solar para iluminação, permitindo uma eficiência muito superior.

A tecnologia SmartLight pode, no entanto, ser utilizada em combinação com sistemas fotovoltaicos, o que permitiria uma iluminação ininterrupta, durante a noite ou em dias com pouca luz.


Fonte: Engenharia Civil