A Arup e a GXN Innovation anunciaram a distinção da sua tecnologia de bio fachadas Biobuild nos Prémios Inovação JEC 2015.

O sistema de fachadas Biobuild faz uso de fibras naturais e permite a redução em até 50% da energia incorporada, em comparação com elementos de fachada convencionais.

O Biobuild é anunciado como o primeiro sistema de painéis de fachada autossustentável constituído por materiais bio compósitos, que permite uma tal poupança de energia.

Os materiais de construção bio compósitos são obtidos a partir de fibras naturais como o linho, cânhamo e juta e ainda resinas naturais resultantes dos subprodutos do processamento agrícola do milho, cana-de-açúcar e outras culturas.

Através de processamento adequado, estas matérias-primas podem ser transformadas em elementos construtivos sustentáveis, de baixo peso e durabilidade e desempenho elevados.

Os sistemas de painéis pré-fabricados Biobuild, dirigido primariamente a edifícios comerciais, é formado por painéis de 4 metros de altura por 2.3 metros de largura que incorporam um elemento central de vidro.

Estes painéis são constituídos por camadas periféricas de bio compósitos fabricadas com tecido de linho e resina biológica, que envolvem uma camada interior isoladora.

Todos os componentes do painel são facilmente destacáveis, para fácil reutilização ou reciclagem.

A cerimónia de entrega dos Prémios Inovação JEC 2015 terá lugar em Paris, no próximo dia 10 de Março




Fonte: Engenharia Civil