Uma equipa de estudantes da Faculdade Bourns de Engenharia da Universidade da Califórnia criou um revestimento para aplicação em telhas cerâmicas, que promove a absorção e armazenamento de gases poluentes da atmosfera.

A substância desenvolvida tem com principal vantagem, relativamente a outros produtos capazes de sequestro de poluentes, o seu muito baixo custo.

O revestimento, fabricado à base de dióxido de titânio, um composto vulgarmente utilizado em tintas, produtos cosméticos e até produtos alimentares, é especialmente eficaz na captura de óxidos de azoto (NOx) libertados pelos motores de veículos em circulação, indústrias químicas, altos-fornos, etc.

A equipa analisou o efeito da aplicação do produto em telhas cerâmicas, colocando-as em câmaras de ambiente controlado e injetando quantidades pré-definidas de óxidos de azoto.

O dióxido de titânio do revestimento foi ativado por intermédio de luzes ultravioletas que permitiram simular a ação da luz solar.
Constatou-se uma absorção entre 88% e 97% dos óxidos de azoto.

Foi também possível concluir que a aplicação de diferentes quantidades de revestimento não produzia grandes diferenças na sua eficácia.

Está também a ser estudada a possibilidade de aplicação do revestimento em separadores rígidos de betão de autoestradas, um local ideal para a captura de gases poluentes.



Fonte: EngenhariaCivil.com